PDM – Padrão Descritivo de Materiais, é um instrumento valioso para catalogar os materiais de sua empresa. Com a implementação correta de um PDM sua empresa consegue identificar, classificar e parametrizar todos os materiais utilizados em seu processo logístico.
Os objetivos de um PDM são:
- Eliminar ou reduzir o uso de descrições genéricas;
- Organizar o cadastro de forma centralizada;
- Normatizar o cadastro de materiais;
- Eliminar itens obsoletos;
- Melhorar o processo de compras;
- Reduzir o tempo gasto nas atividades logísticas.
Não há uma forma única de se implementar um PDM, mas a seguir listaremos alguns pontos importantes para a estruturação de um PDM em sua organização:
- Livro de Regras
- O primeiro passo é criar um repositório com todas as regras que serão utilizadas no cadastro. Este livro conterá todos os procedimentos, regras e definições que serão usados no cadastro de materiais.
- Aqui teremos, por exemplo, as regras de codificação dos materiais, modelos de descrição e etc.
- Características Técnicas
- É a relação de características técnicas obrigatórias ou adicionais que permitam identificar um material ou um conjunto deles.
- Estrutura ou Árvore
- É o agrupamento dos materiais por similaridade. Começando de grupos maiores e genéricos até chegar em ramos mais específicos da árvore. Geralmente os materiais são agrupados por características técnicas, mas podem haver agrupamentos por características de negócios.
- Existem diversos modelos internacionais e nacionais que podem servir de base para a classificação dos materiais, entre eles, destacamos: UNSPSC (Universal Standard Products and Services Classification) e NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul).
- Fluxo de Trabalho e Procedimentos
- Normatizar todo o fluxo de inclusão e alteração de materiais, bem como, de novas características ou a remoção e adição de novos nós de sua árvore de materiais.
É fundamental, que para a boa implementação de um PDM haja uma forte comunicação entre todos os setores e um compromisso em manter o processo simples sem regras exageradas que tornem praticamente impossível entender o fluxo de cadastro.
Estruturar uma central de cadastros também facilita a aplicação de um PDM, que pode ser potencializada com o uso de um bom software de gestão de cadastros (MDG).
Bons negócios!
Clique aqui para conhecer a plataforma 4MDG.
Leia também Como estruturar um Projeto de Master Data.
Faça parte e um dos maiores grupos de especialistas em gestão de cadastros. Compartilhe ideias, troque experiências, veja vagas de emprego e aprenda muito com os melhores Analistas de Cadastros (Master Data) do Brasil. Clique aqui para entrar em nosso grupo: https://www.linkedin.com/groups/12272684/
Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?
Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento
[…] Leia também Usando o PDM para alavancar o cadastro de sua empresa. […]
[…] Como alavancar o cadastro de produtos de sua empresa. […]