Como Implementar a Gestão de Dados Mestres na minha Empresa?

Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento.

Thomas Edison

Muitos analistas querem implementar a disciplina de gestão de dados mestres (MDM) em suas empresas, mas não sabem como estruturar este projeto.

Parte dos profissionais brasileiros foram doutrinados a não apresentarem suas ideias, com medo de possíveis represálias e com isso deixam de propor novas técnicas fundamentais para as organizações.

Alguns analistas acreditam que devem esperar que a alta gestão, voluntariamente, inicie a discussão sobre a implementação da gestão de dados mestres e com isso perdem a oportunidade de desenvolverem suas carreiras.

Para quebrar esse ciclo, vamos elencar como você pode iniciar a discussão sobre MDM em sua organização.

Etapa 1 – Conscientização

Periodicamente, compartilhe textos sobre as vantagens das gestão de dados mestres para as organizações. Há estatísticas muito interessantes publicadas por empresas como Gartner, Experian e etc.

Faça que essa mensagem chegue em seu gestor e que ele leve isso para os diretores.

Etapa 2 – Avaliação do Estado Atual

Analise a empresa, os colaboradores e modelo organizacional dentro da visão de gerenciamento de dados mestre. Posteriormente, verifique os processos de negócios e as tecnologias atualmente utilizadas. 

Sugere-se usar um modelo com atribuição de notas para identificar onde a empresa está em uma faixa de 1 (péssimo) a 10 (excelente).

Apontes os riscos atuais que a empresa sofre por não possuir uma gestão de dados mestres bem desenhada.

Etapa 3 – Internalizando o conhecimento.

Identifique quais são os objetivos globais da empresa e faça um paralelo de como a gestão de dados mestres pode apoiar a empresa a alcançar estas metas.

Faça reuniões, apresentações, distribua materiais e vídeos que abordem todos os aspectos da disciplina.

Trace planos de curto (3 a 6 meses), médio (1 a 2 anos) e longo prazo (superior a 3 anos) com pontos a serem seguidos em cada um destes ciclos.

Nesta fase você coletará apoio e conseguirá patrocinadores para o seu projeto.

Etapa 4 – Escolha o software.

Com o seu plano traçado e com o escopo definido você deve avançar na escolha do software.

Convide fornecedores e veja as principais soluções do mercado.

Tenha a mente aberta para que você possa consultar fornecedores, que pensem diferente e tenham uma visão inovadora para a gestão de dados mestres.

Adote cuidados para não escolher soluções incorretas ou incompletas. Para resolver problemas de dados mestres você precisa de tecnologia de MDM.

Não aceite “puxadinhos”, tais como portais de compras, sistemas de chamado da TI e softwares de PDM.

É isso, bons negócios!

Clique aqui para conhecer a plataforma 4MDG.

Leia também Saneamento do Cadastro de Clientes

Faça parte e um dos maiores grupos de especialistas em gestão de cadastros. Clique aqui para entrar em nosso grupo no LinkedIn.

Tags: | | | | | | | | | | | | | | | | |

Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?

Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
%d blogueiros gostam disto: