Analista de Cadastros: Siga o Mercado!

Analista de Cadastros: O que devemos aprender?

Atualmente, ficamos confusos com quais caminhos devemos seguir para avançarmos em nossas carreiras profissionais. São tantos novos termos e caminhos que ficamos sem reação.

Para onde devo olhar quando falamos de dados mestres?

Quais novas tecnologias e processos devo acompanhar para me manter relevante para o mercado?

Não importa se atualmente você é um assistente, analista ou gestor da área de cadastros, se você quer evoluir neste segmento precisará buscar conhecimentos adicionais e manter-se alinhado com as novas tecnologias.

Lembrando, que a função de Gestor de Dados Mestres será cada vez mais valorizada e bem paga pelas empresas, devido a importância do tema em uma economia digital.

Gerenciar cadastros está deixando de ser uma função operacional para cada vez mais assumir ares estratégicos.

Mas, vamos ao ponto, segue os “hot trends” para você acompanhar no universo de cadastros:

Cadastros nas “Nuvens”

Cada vez mais, as soluções estão sendo hospedadas na nuvem, e sendo ofertadas na modalidade SaaS (Software como serviço). 

Isso muda muita coisa no seu dia a dia. 

Os projetos ficam mais rápidos e as plataformas ficam cada vez mais integradas. 

Além disso, há uma quebra do muro entre interno e externo, já que as plataformas começam a integrar os dados internos de sua empresa diretamente a dados externos (fontes públicas ou privadas).

Com o tempo você não conseguirá enxergar claramente o que é dado interno do que é dado externo. 

Imagine, buscar o dado de um produto (material) e na sua tela, de forma imediata, aparecer todos os seus atributos internos do seu sistema, mas também, onde ele é vendido externamente, a posição do material em buscas do google, como o material é anunciado na Amazon, quais os reviews de consumidores, fotos, textos detalhados e etc.

O que aprender? –> Nuvem, SaaS, MDM Cloud, API

Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina

Este é sem dúvida o tópico mais difícil. Obviamente, você não precisa se tornar um expert em um assunto, que é dominado pela estatística.

Mas, terá que acompanhar os desdobramentos do mercado e entender os principais termos e como isso afetará as decisões de sua empresa.

A tendência é que os cadastros sejam automatizados, de tal forma, que não será requerido mais digitação. 

O próprio software aprenderá como cada material deve ser classificado e organizado, inclusive, modificando periodicamente parâmetros destes mesmos cadastros, de acordo, com as mudanças externas.

Veremos grandes progressos neste tema nos próximos 10 anos.

O que aprender? –> AI, ML, Data Quality

MDM Multidomínio e Multiempresa

Hoje, ainda é comum, as empresas não possuírem uma clara organização de seus dados mestres. 

Não há uma separação destes dados em domínios. Fazendo com que tenhamos um pouco de cada metadado em um sistema diferente.

Isso, com o tempo, torna a gestão de dados impraticável dentro das empresas. Dados duplicados, muitos sistemas distintos, tecnologias ultrapassadas.

Precisamos parar de pensar em formatos como Clientes e Fornecedores, mas começar a entender os domínios, tais como, Entidades Legais (Empresas), Pessoas, Produtos, Localizações, Estruturas contábeis e de Custos e etc.

Além disso, estamos caminhando para um cenário de integração, onde os softwares das empresas serão conectados entre si criando um ecossistema. 

O cadastro do fornecedor será automaticamente integrado em seu sistema.

O que aprender? –> MDM Multi-Domain, MDM Multienterprise

Brasil – Impostos

Não há uma única reunião ou consultoria, na qual não somos indagados sobre impostos, durante o processo de cadastro.

Todos, avidamente, esperando uma resposta mágica, tal como: “Sim, existe um algoritmo, onde apertamos um botão, e magicamente, as alíquotas de impostos são determinadas para todos os cenários possíveis de sua empresa”.

Infelizmente, ainda não chegamos nesse nível, mas mudanças estão ocorrendo no mercado e estamos percebendo que muitas pessoas estão ficando desatualizadas sobre este assunto.

Determinação de impostos está migrando para um cenário chamado de “Tax as Service”, isto, significa empresas especializadas determinando quais os impostos devem ser aplicados em seus processos, em tempo real.

Chegaremos ao ponto, onde não haverá mais tabelas fiscais em seus sistemas. Todo o cálculo de imposto será realizado externamente, na nuvem.

Para aprender um pouco mais, acesse este artigo.

O que aprender? –> Tax as Service

Resumo

Gostaria de compartilhar três pontos principais para aqueles profissionais que estão envolvidos na gestão de dados mestres:

  1. Manter-se atualizado. Participe de grupos de discussão, converse com colegas, leia livros e blogs.
  2. Não encare o ERP da sua empresa como o modelo ideal de cadastro. A maioria dos ERP’s foram construídos com conceitos da década de 70 e 80, por mais moderno que seja seu ERP, ele está impregnado com conceitos datados sobre gestão de dados mestres.
  3. Para aqueles que estão começando como assistentes, auxiliares ou analistas de cadastros, boa parte dos tópicos aqui citados podem parecer abstratos e distantes, mas não o são. Mesmo, quando você ainda está na fase “operacional” de sua carreira entender o porquê das coisas pode ajudar a propor iniciativas e ganhar destaque em sua organização.

É isso! Boa Jornada!

Para aprender um pouco mais sobre SAP ERP.

Ebook SAP
Aprenda Gestão de Cadastros de Materiais com SAP

Tags: | | |

Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?

Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
%d blogueiros gostam disto: