Dominando os Códigos de Barras

As empresas estão em um grande esforço para rastrear toda a vida de seu produto. Isso exige uma série de controles em várias etapas produtivas, de distribuição e vendas.

Alguns produtos podem ser rastreados, através de etiquetas inteligentes, mas devido ao custo nem toda empresa pode arcar. Então, muitas empresas utilizam códigos de barras diferentes ao longo do processo. Existem os códigos de barra para identificar o produto no ponto de venda, como códigos de barras para representar lotes ou números de séries. A lista de usos é extensa.

Vamos aqui exemplificar alguns tipos de códigos de barras, que um Analista de Cadastro ou de Materiais pode se deparar no dia a dia.

Você pode estar na dúvida, se é realmente necessário entender a dinâmica dos códigos de barras para um bom cadastro, mas um bom analista ao identificar quais os tipos de códigos de barras serão atributos em seu cadastro pode ativar algoritmos específicos de validação. Leia o artigo, até o final e mostraremos como um ERP pode validar os códigos de acordo com o seu tipo.

EAN

O código de barras European Article Number (EAN), que na tradução para o nosso idioma representa “Número de Artigo Europeu”, é constituído por várias barras verticais escaneáveis juntamente a uma sequência numérica. A versão utilizada atualmente contém 13 dígitos.

Este é o código de barras que usamos nos supermercados. Cada empresa para utilizar um EAN solicita o seu registro na GS1. É, assim, que ao passar um produto no check-out, o supermercadista pode identificar que se trata de uma caixa de leite, por exemplo. Para produtos nacionais o prefixo é 789.

UPC

É muito usado para identificar produtos na América do Norte. É composto de 12 números e é usado nos pontos de venda, sua funcionalidade se baseia em duas partes, sendo uma em listras, que são legíveis pelas máquinas, e outra em dígitos, que são interpretados por humanos.

ITF-14

É composto de 14 dígitos e é direcionado para operações logísticas para facilitar a rastreabilidade das mercadorias.

Como não podem ser utilizados para identificar itens que cruzarão um ponto de venda, são geralmente utilizados para itens comerciais onde se requer impressão diretamente nas caixas.

DataMatrix

DataMatrix é uma estrutura bidimensional, que permite a codificação de grande conteúdo de informações em um espaço muito reduzido. Pode ser gravado no produto para ser inviolável.

É , geralmente, usado na área de saúde por aprimorar a confiabilidade e a rastreabilidade das informações.

Resumo

Existem muitos modelos de código de barras, um para cada cenário de negócio ou necessidade diferente. Conhecê-los pode ajudá-lo a melhorar seu cadastro, além de facilitar suas conversas com o time de logística ou com parceiros e fornecedores.

Segue um exemplo do cadastro de um código de barras em um ERP, onde através da identificação do tipo do código será aplicado algoritmos diferentes de validação.

Bons Negócios

Clique aqui para conhecer a plataforma 4MDG.

Leia também Como estruturar um Projeto de Master Data.

Faça parte e um dos maiores grupos de especialistas em gestão de cadastros. Compartilhe ideias, troque experiências, veja vagas de emprego e aprenda muito com os melhores Analistas de Cadastros (Master Data) do Brasil. Clique aqui para entrar em nosso grupo:  https://www.linkedin.com/groups/12272684/

Tags: | | | | | | | | | |

Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?

Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
%d blogueiros gostam disto: