Entender quais são os processos fundamentais de uma central de cadastros permite que seu foco seja direcionado para estas atividades aumentando a eficiência de sua organização.
Estas atividades estão relacionadas aos principais domínios de dados de sua empresa.
O QUE SÃO DADOS MESTRES?
Dados mestres são os pilares das informações nas empresas. É um conjunto de dados fundamentais para a execução dos processos de negócios.
Geralmente, quando falamos da gestão das informações nas empresas separamos os dados em dois tipos: mestres e transacionais.
São exemplos de dados mestres: clientes, fornecedores, materiais, unidades de medida, colaboradores, etc.
O QUE É DOMÍNIO DE DADOS?
Os domínios são os grandes blocos que usamos para definir os dados mestres. Temos alguns exemplos tais como produtos, clientes ou fornecedores.
PRIMEIRO: ONBOARDING DE CLIENTES.
O onboarding de clientes é um conjunto de procedimentos que envolve todas as etapas iniciais de contato de um consumidor com a sua empresa.
Geralmente, um processo de onboarding é utilizado em vendas complexas, isto é, quando um cliente realiza a aquisição de um produto de maior valor agregado ou que exige um treinamento específico para o uso.
Quando você automatiza este processo e reduz o prazo de sua conclusão, o resultado destas ações são visíveis na redução do prazo de pagamento. Isto é, quanto mais rápido um cliente for cadastrado (nas boas práticas) menor será o prazo para a emissão da nota fiscal e consequentemente do vencimento da fatura.
Para aprender mais sobre como melhorar o seu onboarding de clientes veja este artigo aqui.
SEGUNDO: ONBOARDING DE FORNECEDORES.
O onboarding de fornecedores é um processo onde novos parceiros são cadastrados com o máximo de qualidade e no menor tempo possível.
As empresas modernas entendendo a importância da homologação de fornecedores criaram seus portais eletrônicos de cadastro.
O portal do fornecedor acelera e melhora o processo de atualização cadastral de novos parceiros comerciais.
Mesmo sem receber um treinamento prévio, o fornecedor consegue acessar a plataforma e informar os dados cadastrais de sua empresa. Este processo é realizado através de um workflow.
O parceiro pode informar dados como endereço, categorias de produtos vendidos, nome dos vendedores, além de anexar documentos como contrato social, comprovante bancário, etc.
A validação de um parceiro de negócio é conhecido como ‘background-check’, no popular, ‘puxar a capivara’.
Este processo envolve a consulta em fontes públicas e privadas para garantir que o fornecedor está apto a realizar novos negócios.
Para aprender mais sobre como melhorar o seu onboarding de fornecedores veja este artigo aqui.
TERCEIRO: ONBOARDING DE PRODUTOS.
Como sua organização, provavelmente, não usa a mesma nomenclatura de produtos que os seus fornecedores, será necessário converter os dados para o seu formato, aplicando regras de padronização.
Além disso, se sua empresa desenvolve produtos acabados ou combina diversos materiais e serviços para a geração de um novo SKU, será necessário consolidar todos os atributos destes novos itens.
Generalizando, podemos determinar 3 (três) categorias de materiais em uma organização:
- Produtos de Revenda.
- Muito utilizado em operações de varejo e distribuição, o item é adquirido e vendido em sua forma original.
- A maior complexidade é manter e gerenciar todos os atributos e apresentar simplificadamente para o consumidor final.
- Produtos acabados.
- São produzidos pela própria organização. Muitas vezes, o fluxo de cadastro é iniciado pela engenharia ou equipe de pesquisa e desenvolvimento.
- Uso e Consumo ou Outros.
- Materiais que servem de apoio ao negócio principal da organização. Exemplo: materiais de escritório.
A Padronização de Descrição de Materiais, organiza o cadastro de produtos, facilitando a identificação e o cadastramento de itens. O objetivo é criar descrições de produtos consistentes a partir de regras pré-estabelecidas.
Com uma estrutura de características e valores, previamente definidas, as novas descrições são formadas usando regras concisas e não permitindo o uso de termos não autorizados.
Para aprender mais sobre como melhorar o seu onboarding de produtos veja este artigo aqui.
É isso! Bons negócios!
Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?
Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento
[…] Pouco se discute sobre as ações necessárias para a implementação de um processo duradouro e consistente nas organizações para o tratamento e armazenamento dos dados mestres. […]