IA- Inteligência Artificial  nos Cadastros

Para muitos Inteligência Artificial – IA, ainda é coisa de filme. Parece algo distante e que sempre está fadado a iniciar na próxima década. Mas, na prática há uma corrida insana de grandes empresas para incorporarem rotinas de IA dentro de seus processos. Inclusive, uma das profissões do momento é o Cientista de Dados.

Inteligência Artificial – IA, já é uma realidade e cada vez mais veremos o seu uso em nossos processos diários.

A IA é baseada em complexos cálculos estatísticos e uso intensivo de matemática para determinar padrões e assim permitir que os sistemas computacionais possam tomar decisões.

Quem quiser ler um pouco mais, clique aqui.

Mas, onde a IA atuará em nosso Universo dos Cadastros? Como os nossos dados mestres serão regidos pela IA?

Vamos tentar endereçar algumas respostas…

Correspondência de dados – Permitir a identificação de uma entidade do mundo real, mesmo que ela possua múltiplas descrições ou estejam armazenadas em formatos diferentes. Tente imaginar um sistema inteligente associando um produto, mesmo que tenha descrições diferentes fazendo isso através de reconhecimentos de imagens, padrões e etc.

Dados não estruturados – Um grande desafio da gestão de cadastros é lidar com o alto volume de dados não estruturados. Arquivos PDF’s, Imagens, Comentários de usuários, Redes sociais, Vídeos e etc. A IA ajudará na conversão e na conexão de dados não estruturados com dados estruturados, permitindo assim, decisões de negócios mais assertivas.

Categorização de Dados – A IA poderá apoiar na categorização de dados. Através, da identificação de padrões e analisando um grande volume de dados poderá classificar automaticamente nossos cadastros. Por exemplo, classificando clientes em determinadas categorias.

Insights de Negócios – A IA analisando o conjunto de dados mestres poderá fornecer insights de negócios, tal como, melhorar a descrição de um produto para aumentar a sua procura. Selecionar automaticamente imagens e textos mais apropriados para identificar aquele item de master data. Ou até mesmo prever qual o próximo item que pode ser comprado por um consumidor.

Bons negócios!

 

Quer melhorar a governança de dados mestres na sua empresa?

Clique aqui para conhecer a plataforma 4MDG.

Leia também sobre A Importância de uma estrutura organizacional.

Tags: | | | | | | | | | |

Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?

Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
%d blogueiros gostam disto: