A importância de uma Estrutura Organizacional

Quando falamos de gestão de dados mestres é fundamental entendermos como eles estão conectados com a empresa. A conexão dos dados mestres com os processos de negócios é mediado pela estrutura organizacional.

Todo dado empresarial, independente do seu tipo, é produzido por uma unidade organizacional. Por exemplo, o cliente compra um produto de um setor de uma loja, que faz parte de uma empresa com múltiplas filiais.

Empresas, setores, departamentos, centros de custos, depósitos todos são itens de uma estrutura organizacional.

Segundo a Wikipedia: Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos, humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos.

Por isso, é imprescindível que os analistas de master data dominem a estrutura organizacional, em especial, como ela está configurada dentro de seu ERP.

Uma estrutura mal desenhada pode suprimir determinadas características do ERP, deixando-o mais complexo de ser manipulado e dificultando a parametrização de novas unidades organizacionais com fortes impactos nos processos de negócios.

Além disso, uma estrutura deficitária impacta diretamente no trabalho do analista de master data, pois exigirá extensos trabalhos manuais de replicações de dados entre diversas unidades organizacionais, dependendo do ERP usado pela empresa.

Na imagem abaixo mostramos uma estrutura organizacional simplificada do SAP ERP;

Podemos verificar que a estrutura inicia-se com o Client (mandante) , partindo para a empresa, área de controle de custos, empresas, organizações de compra e venda, até chegarmos no último nível que é o depósito.

Todo bom key-user de um ERP conhece a estrutura organizacional que está implementada no software, pois isso significa que ele entende como os processos são iniciados e finalizados, além de, possuir um conhecimento abrangente de como sua empresa funciona.

É isso! Bons negócios!

Clique aqui para conhecer o nosso e-book.

Quer melhorar a governança de dados mestres na sua empresa?

Clique aqui para conhecer a plataforma 4MDG.

Tags: | | | | | | | | |

Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?

Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

4 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
%d blogueiros gostam disto: