DATA LITERACY

Data Literacy significa alfabetização de dados, isto é, que a pessoa pode ler, entender, gerenciar e argumentar, através de dados.

Em suma, um alfabetizado em dados pode tirar conclusões a partir da leitura de tabelas, gráficos e afins.

Literacia de dados é uma característica essencial de um profissional moderno. As empresas cada vez mais exigem que seus colaboradores possam entender e extrair valor dos dados.

Muitos profissionais ainda possuem uma visão equivocada, achando que trabalhar com dados é uma função exclusiva dos departamentos de tecnologia.

Essa visão míope pode prejudicar a ascensão profissional do colaborador, já que ele não poderá assumir posições estratégicas que fazem uso massivo dos dados para a tomada de decisões.

Por outro lado, as empresas precisarão investir em treinamentos e na democratização do acesso aos dados.

O profissional que deseja se tornar data-driven (guiado por dados) precisa absorver conhecimentos básicos de estatística, tais como: médias, medianas, desvio padrão e distribuição.

Como são tópicos que muitas vezes não são abordados no ensino médio e superior, cada profissional e empresa terão que trabalhar para preencher essas lacunas.

Também será necessário e urgente se familiarizar com o uso de softwares, em especial, aplicativos de BIG DATA, Business Inteligence e etc.

Para conhecer um pouco mais sobre o que torna uma empresa data-driven sugiro a leitura deste e-book.

Por fim, o profissional data-driven precisa aprender a comunicar suas descobertas e acredito que este seja o ponto mais desafiador dessa jornada, pois será necessário treinar diversas habilidades técnicas e emocionais.

Bons negócios!

Quer melhorar a governança de dados mestres na sua empresa?

Clique aqui para conhecer a plataforma 4MDG.

Leia também sobre A Importância de uma estrutura organizacional.

Tags: | | | | | | | | |

Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?

Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
%d blogueiros gostam disto: