4 Pontos chave para a Gestão de Qualidade dos Dados

Um dos principais aspectos de uma plataforma de MDM (Gestão de Dados Mestres) é a sua capacidade em gerenciar a qualidade dos dados.

Vamos listar 4 pontos chave que precisam ser analisados.

Validação dos Dados

Ferramentas de validação de dados ajudam a garantir a integridade dos dados, em especial quando temos diversas bases operando dentro de uma empresa.

A validação de dados pode ser executada, conforme temos a entrada de um novo registro aplicando regras, que podem ser desde expressões regulares até algoritmos complexos ou validação com dados externos (APIs).

O primeiro passo para a execução da validação de dados é o processo de Data Profiling, que permite descobrir como os dados estão armazenados e assim traçar estratégias de correção.

Depois, da descoberta, precisamos aplicar rotinas que possam garantir: Validade, Conformidade, Não duplicidade, Completude, precisão e acurácia.

Data matching

Nesta fase, podemos localizar entidades semelhantes em diversos sistemas da empresa, através de algoritmos que permitam realizar esta atividade.

Depois, dessa associação, podemos aplicar regras para a construção do Golden Record mantendo os melhores dados, conforme nossa estratégia.

Neste cenário podemos seguir diversos caminhos com o conceito de Master Data Survivorship determinando quais registros serão mantidos, agrupados ou descartados.

Administração de Dados

Administração de dados ou em inglês, Data Stewardship, é o processo de controle de uso dos dados por toda a organização.

Com o objetivo de identificar desvios de qualidade, riscos de segurança, além de, criar os procedimentos, políticas e responsabilidades na gestão da informação.

Uma plataforma de MDM pode auxiliar o Administrador de Dados providenciando as informações necessárias sobre os dados, além de garantir o fluxo das informações dentro da organização.

Governança de Dados

Um dos principais objetivos de uma plataforma de MDM é garantir a governança dos dados e prover agilidade a organização na tomada de decisões.

A plataforma de MDM, também, auxilia a comunicação entre os departamentos, garantindo que cada pessoa receba, apenas, a informação necessária para a execução de suas atividades no menor tempo possível participando assim de um grande fluxo de informações.

O MDM ajuda o Analista de governança de Dados é visualizar todo o fluxo de gestão de dados mestres de uma empresa, de tal, forma que é mais rápido e efetivo identificar quaisquer desvios em relação a política de dados.

E se o dado está disponível para a pessoa certa, na hora exata, com a qualidade adequada é muito provável que a organização consiga tomar melhores decisões de negócios.

É isso! Bons Negócios!


Ebook SAP


Leia mais..

Tags: | | | | | | | | | |

Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?

Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

1 Comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
%d blogueiros gostam disto: