Os 4 maiores erros do Cadastro de Produtos

Nenhuma empresa, seja grande ou pequena, está livre dos erros de cadastros.

Segundo, um estudo da Global Data Management Report, 50% das falhas com dados são provocadas por erros humanos.

As empresas acreditam que ao adquirir um sistema de gestão (ERP) ficarão livres dos erros de cadastros. Entretanto, as coisas são um pouco mais complexas.

Neste texto, detalharemos quais os principais problemas na gestão do cadastro de produtos e como eles afetam os resultados financeiros de sua empresa.

QUAIS OS PRINCIPAIS ERROS DE UM CADASTRO?

Um cadastro errado provoca uma série de problemas na empresa, mas raramente há disposição suficiente para resolver.

Listaremos os principais erros encontrados nos cadastros:

Falta de Validade ou Conformidade.

validade determina se o valor preenchido corresponde ao padrão do campo. Isto é, por exemplo, teremos, apenas, valores monetários no campo “Renda”.

Duplicidade.

Acontece quando dois ou mais registros apontam para a mesma entidade real.

Baixa Completude.

É um indicador, que pode ser expresso em percentual, e indica o quão nosso cadastro está completo para as nossas necessidades.

Falhas na Precisão e Acurácia dos dados.

Usamos acurácia, na avaliação de qualidade de dados, para determinar se aquele dado corresponde a uma entidade real.

QUANTO DINHEIRO PERDEMOS COM CADASTROS ERRADOS?

Segundo, a GS1, 52% das empresas já encontraram informações divergentes nos produtos entre o pedido de compra e a nota fiscal.

Além disso, 41% das empresas afirmam que já tiverem seus produtos recusados por erros em emissão de notas fiscais.

Os custos com devoluções ou recusas são bem elevados e poderiam ser evitados com técnicas simples de gestão de cadastros.

Com pouco investimento e uma dose de disciplina, uma empresa pode adotar procedimentos para melhorar o seu cadastro de produtos, clientes e fornecedores.

QUAIS AS TÉCNICAS OU PROCESSOS PARA GERENCIAR OS CADASTROS?

Com a implementação de uma governança de dados mestres sua empresa poderá automatizar o processo de cadastros, implementar rotinas de verificação de dados, reduzir custos e aumentar o compliance das operações.

Resumidamente, dados mestres são os pilares das informações nas empresas (clientes, fornecedores e produtos). É um conjunto de dados fundamentais para a execução dos processos de negócios.

Segundo o Gartner: “O gerenciamento de dados mestre (MDM – Master Data Management) é uma disciplina onde negócios e TI, trabalham juntos para garantir a uniformidade, precisão, administração, consistência e responsabilidade sobre os dados mestres da empresa”.

Sem, uma correta gestão de dados mestres, uma organização tem dificuldades em realizar novas compras, perdem vendas por não terem os cadastros de clientes atualizados, e mais uma série de problemas operacionais.

COMO RESOLVER MEUS PROBLEMAS COM CADASTROS DE PRODUTOS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL?

A padronização dos cadastros de clientes, fornecedores e materiais proporcionam um melhor controle de estoque, redução de uso de espaço físico e por consequência menor custo de estoque, além de contribuir para uma logística mais adequada e performática.

Um bom cadastro de produtos, além de proporcionar benefícios intangíveis como melhoria na governança, geração de insights de negócios e atender as regulamentações governamentais, também, pode reduzir os custos de sua empresa.

Em linhas gerais, o PDM permite que seu cadastro seja organizado de forma prática e coerente. O objetivo é criar descrições de produtos consistentes a partir de regras pré-estabelecidas.

4MDG é uma empresa especializada em padronização de produtos e pode ajudar a corrigir todo o seu cadastro. Faça seu orçamento sem compromisso mandando um e-mail para [email protected]

COMO AUTOMATIZAR O PROCESSO DE CADASTRO NA MINHA EMPRESA?

Um caminho mais prático e eficiente é utilizar uma solução especializada para automação de processos de cadastros.

4MDG permite a construção de poderosos workflows dinâmicos com diversas regras de padronização e preenchimento automático de dados, totalmente, integrado ao ERP de sua empresa. Pacotes a partir de R$ 900,00 mensais.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o 4MDG (sem compromisso) pode mandar um e-mail para [email protected] ou falar com a nossa equipe (11) 4113–2510.

É isso! Bons negócios!

Leia também 4 Pontos chave para a Gestão de Qualidade de Dados

Quer aprender tudo sobre gestão de cadastros? Então, segue a gente no Instagram @dados_mestres. @4mdg_

Conheça o www.4mdg.com.br, a plataforma de Gestão de Dados Mestres que permite usar em tempo real dados de muitos provedores na estrutura de processos de sua empresa. Melhore a acurácia, precisão e completude dos seus cadastros.

Tags: | | | | | | | | | | | | |

Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?

Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
%d blogueiros gostam disto: