Mitos sobre MDM

Há muitos mitos sobre a disciplina de MDM em especial sobre as soluções de Master Data Management.

Neste texto vamos debater um pouco destes mitos e entender como eles podem prejudicar a sua empresa em uma economia digital.

Vou resolver meus problemas de governança com uma solução de MDM”.

Mito: A governança de dados é ampla e engloba o MDM, adquirir uma solução por si só, não irá equacionar todos os problemas com governança de dados. Muitas vezes temos dados que fogem a alçada de um MDM como dados transacionais, dados não estruturados e etc.

Sem dúvida, que o MDM é um poderoso aliado na implementação de políticas de governança de dados.

Todo software de MDM é igual, então o melhor é escolher o mais famoso.”

Mito: As soluções de MDM são radicalmente diferentes, em especial, aquelas que foram recentemente elaboradas frente aquelas que já estão no mercado há muito tempo.

No Brasil, propositalmente, algumas empresas comercializam softwares de PDM (Padronização Descritiva de Materiais) como se fossem soluções completas de MDM, mas isto está bem longe da realidade.

Além disso, os preços podem variar radicalmente com soluções chegando a soma de muitos milhões de reais, enquanto outros produtos custam na casa dos milhares de reais.

MDM não combina com SaaS (Software como Serviço).”

Mito: O software como serviço está revolucionando o mercado de tecnologia, a maioria dos lançamentos ocorrem sob este modelo.

Um SaaS evolui com o tempo e os clientes recebem melhorias contínuas, além disso são substancialmente mais baratos.

Geralmente, o aplicativo SaaS foi construído sob modernas plataformas de desenvolvimento e isso garante uma maior escalabilidade da solução.

Nuvens seguras (como Amazon, Azure e etc) proporcionam segurança, escalabilidade e acesso mais rápido a novos tipos de serviços e protocolos.

É sempre melhor usar tecnologia proprietária.”

Mito: Umas das grandes vantagens de operar na nuvem é o uso maciço de consagrada tecnologia open source.

Muitas empresas que se fiaram em tecnologia proprietária estão sem suporte ou direito a atualizações, já que certos aplicativos foram descontinuados pelos fabricantes.

Até mesmo empresas que ficaram conhecidas como ferrenhas defensoras de software proprietário estão aderindo em massa ao uso de software livre e open source.

A redução no custo com licenças e o fim da preocupação com os custos adicionais causados pelo aumento do número de usuários permite que a empresa fique preocupada em atender o maior número de cenários de negócios possíveis ao invés de desistir de projetos, que antes custavam pequenas fortunas somente com licenciamento.

Bons negócios!

Quer melhorar a governança de dados mestres na sua empresa?

Clique aqui para conhecer a plataforma 4MDG.

Leia também sobre Bons cadastros tornam uma empresa mais eficiente.

Tags: | | | | | | | | | | |

Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?

Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

9 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
%d blogueiros gostam disto: