Para alcançar a transformação de um setor operacional para um departamento estratégico faz-se necessário uma estratégia composta com dois pilares: Pensar Grande e Agir rápido.
Os projetos de reestruturação de Dados Mestres apresentam uma alta taxa de fracasso. As causas para o fracasso são muitas: falhas de gestão, objetivos errados, má implementação e etc.
Quando falamos de Dados Mestres é obrigatório pensar em todos os pontos de contatos, isto é, pessoas e sistemas que interajam com os cadastros. Por isso é importante o engajamento de diversos setores nesta iniciativa.
Pensar Grande significa mapear todos os pontos de contatos, identificar os ofensores e comunicar os objetivos de longo prazo para toda a organização. Hoje, há vários “ganchos” que podem ser usados para o engajamento dos usuários internos: LGPD, Big Data, Inteligência Artificial, compliance e mitigação de fraudes.
Agir rápido significa quebrar o “pensamento grande” em ações rápidas e contínuas. Não há como transformar empresas em, apenas, um projeto. São muitas variáveis e riscos envolvidos. Leva-se tempo para conquistar o engajamento da maioria dos decisores. Por isso, é fundamental, desenhar uma escada, sendo que cada degrau conquistado nos aproxima mais da governança ideal de dados mestres.
Me deparo, com frequência, com empresas e usuários que querem partir do: “Hoje, usamos planilhas” para “Queremos tudo com um clique”. E neste modelo o desejo de implementar todos os metadados simultaneamente no menor tempo possível, sem conseguir o real engajamento dos decisores.
Para apoiar na definição de sua estratégia pense em: Descoberta dos Dados, Regras e Responsabilidade de Gestão de Cadastros, Qualidade dos Dados.
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Para ser ágil, comece com um metadado, onde há um número menor de pontos de contatos e que seja fácil de medir um antes e depois. Um bom exemplo pode ser o cadastro de fornecedores.
Se um fornecedor leva em média 20 dias para se homologar dentro de sua empresa e após a adoção de uma nova estratégia este tempo cai para 10 dias, já é um baita resultado. Em especial, se continuamos garantindo ou ampliando a conformidade do cadastro. É possível, quebrar ainda mais este processo iniciando com “Fornecedores de Serviço” ou “Fornecedores de improdutivo”.
No final, após o seu projeto a seguinte pergunta deve ser respondida: “Meu cadastro está mais atualizado, organizado e rápido do que antes?”
Reestruturar o setor de cadastros é como montar um Lego deve ser feito peça a peça, mas já sabendo qual o resultado final que será alcançado.
É isso! Bons Negócios!
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