A necessidade de Saneamento de Dados Mestres deriva da falta de gestão sobre os cadastros. Erros técnicos ou operacionais contribuem para a baixa qualidade dos dados exigindo rotinas constantes de saneamento.
O primeiro passo, antes de pensar em uma estratégia de saneamento seria o fechamento das brechas que prejudicam a qualidade dos cadastros. Algumas organizações ignoram este processo, pois exige uma série de mudanças operacionais e técnicas, para as quais não se dispõem de recursos financeiros e humanos.
Para que este saneamento seja o último recomendamos, fortemente, a mudança de seus processos e a adoção de uma plataforma de gestão de dados mestres. Então, vamos para as ações necessárias para aplicação de um processo de saneamento.
Descoberta
É aqui que vamos realmente descobrir e catalogar quais os erros de nossos cadastros.
Geralmente, quando conversamos com as empresas sobre Saneamento e perguntamos qual o erro de seus cadastros recebemos respostas vagas e imprecisas. É difícil ter uma pessoa para catalogar os erros e as imprecisões cadastrais.
Sem saber o que está errado provavelmente, todas as ações posteriores serão ineficazes.
Como catalogar os erros de cadastro?
- Montar um formulário com perguntas e alternativas de respostas para coletar de forma estruturada a opinião de vários membros de sua empresa.
- Desenhe uma linha (timeline) do seu cadastro desde o início e por quais setores a informação trafega, até o fim de linha do processo.
- Colete informações dos mais diversos setores envolvidos.
- Em paralelo, extraia todo o seu cadastro em uma planilha. Quase todos os ERP’s possuem essa possibilidade, em alguns casos o departamento de tecnologia pode realizar essa extração diretamente do banco de dados.
- Agora, você iniciará o processo básico de validação de dados. Verifique o resultado de suas entrevistas com os usuários e procure encontrar os problemas apontados dentro da planilha extraída. Ter uma visão de diversos usuários proporcionará insights poderosos para que você encontre mais facilmente defeitos ou inconsistências.
ATENÇÃO: Informações sensíveis estarão nessa planilha. Mantenha-a segura e com acesso restrito dentro de sua empresa. Se sua empresa possuir uma ferramenta de data profiling ou data cleansing, provavelmente você não precisará da planilha.
Bons negócios!
Quer melhorar a governança de dados mestres na sua empresa?
Clique aqui para conhecer a plataforma 4MDG.
Leia também sobre Bons cadastros tornam uma empresa mais eficiente.
Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?
Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento
[…] primeiro artigo Saneamento de Dados Mestres – Parte 1, fizemos a introdução de como organizar a gestão de dados para sua empresa, nesta segunda […]
[…] artigos anteriores Saneamento de Dados Mestres – Parte 1 e Parte 2, falamos de como criar um método de validação com aplicação de pontos em conjunto, […]
[…] para melhorar a qualidade do cadastro. Veja um pouco mais neste texto dividido em Parte 1 e Parte […]