Saneamento de Dados Mestres – Parte 1

A necessidade de Saneamento de Dados Mestres deriva da falta de gestão sobre os cadastros. Erros técnicos ou operacionais contribuem para a baixa qualidade dos dados exigindo rotinas constantes de saneamento.

O primeiro passo, antes de pensar em uma estratégia de saneamento seria o fechamento das brechas que prejudicam a qualidade dos cadastros. Algumas organizações ignoram este processo, pois exige uma série de mudanças operacionais e técnicas, para as quais não se dispõem de recursos financeiros e humanos.

Para que este saneamento seja o último recomendamos, fortemente, a mudança de seus processos e a adoção de uma plataforma de gestão de dados mestres. Então, vamos para as ações necessárias para aplicação de um processo de saneamento.

Descoberta

É aqui que vamos realmente descobrir e catalogar quais os erros de nossos cadastros.

Geralmente, quando conversamos com as empresas sobre Saneamento e perguntamos qual o erro de seus cadastros recebemos respostas vagas e imprecisas. É difícil ter uma pessoa para catalogar os erros e as imprecisões cadastrais.

Sem saber o que está errado provavelmente, todas as ações posteriores serão ineficazes.

Como catalogar os erros de cadastro?

  • Montar um formulário com perguntas e alternativas de respostas para coletar de forma estruturada a opinião de vários membros de sua empresa.
  • Desenhe uma linha (timeline) do seu cadastro desde o início e por quais setores a informação trafega, até o fim de linha do processo.
  • Colete informações dos mais diversos setores envolvidos.
  • Em paralelo, extraia todo o seu cadastro em uma planilha. Quase todos os ERP’s possuem essa possibilidade, em alguns casos o departamento de tecnologia pode realizar essa extração diretamente do banco de dados.
  • Agora, você iniciará o processo básico de validação de dados. Verifique o resultado de suas entrevistas com os usuários e procure encontrar os problemas apontados dentro da planilha extraída. Ter uma visão de diversos usuários proporcionará insights poderosos para que você encontre mais facilmente defeitos ou inconsistências.

ATENÇÃO: Informações sensíveis estarão nessa planilha. Mantenha-a segura e com acesso restrito dentro de sua empresa. Se sua empresa possuir uma ferramenta de data profiling ou data cleansing, provavelmente você não precisará da planilha.

Bons negócios!

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Leia também sobre Bons cadastros tornam uma empresa mais eficiente.

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