Conforme sua empresa avança na construção de um MDM (Master Data Management) para gerenciar os seus dados mestres, é fundamental que as informações sejam facilmente acessíveis por qualquer aplicativo externo.
A única forma de construir uma fonte única da verdade, é que a informação contida nela seja rapidamente consumível por quaisquer outros softwares de sua organização.
Um MDM estático sem a capacidade de se conectar com outros aplicativos tornar-se apenas um fardo para a organização, pois com o tempo haverá repetição dos metadados em outros bancos de dados.
Um HUB permite que pessoas e softwares consumam rapidamente estas informações em padrões consagrados de mercado.
Para criar seu HUB, alguns aspectos técnicos precisam ser considerados:
Regras e Escalabilidade
- O MDM deve executar as mesmas regras de validação e data-matching, tanto para interações do usuário como para chamadas de API (conexões padrões com outros softwares).
- O MDM deve permitir adicionar novos nós de processamento, bem como gerenciar filas e conexões. As chamadas podem ser síncronas ou assíncronas.
Banco de Dados e Distribuição de Carga
- O MDM deve permitir a criação de índices para facilitar as buscas e, também, possuir a capacidade de gerenciar a carga de trabalho.
Segurança e Perfil
- O HUB deve possuir mecanismos de segurança e controlar o acesso dos dados de acordo com o perfil da aplicação chamadora, exemplo: fornecer, apenas dados logísticos ao ERP e devolver dados comerciais ao CRM.
Disponibilidade
- O HUB deve possuir mecanismos de tolerância a falha, distribuição de carga de trabalhos e a capacidade de operar em diversos servidores para garantir uma alta disponibilidade das informações.
- Se o MDM fornecerá dados em tempo real para o seu ERP, obviamente, ele precisará operar em um esquema de alta disponibilidade.
Este é um assunto bastante extenso, mas espero que este seja um ponto de partida para a estruturação do HUB de MDM em sua empresa.
Bons negócios!
Quer melhorar a governança de dados mestres na sua empresa?
Clique aqui para conhecer a plataforma 4MDG.
Leia também sobre Bons cadastros tornam uma empresa mais eficiente.
Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?
Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento
[…] negócios!Leia também, Estruturando seu MDM HUB.Quer fazer parte do nosso grupo e compartilhar conhecimentos com uma galera fera? Clica […]
[…] Estruturando o seu MDM. […]