Um dos maiores desafios que enfrentamos quando falamos sobre gestão de cadastro nas empresas é o aumento da complexidade dos cenários de negócios.
Apesar da insistência de muitos especialistas para que o foco de uma empresa seja direcionado para a simplificação de processos, geralmente o cenário que encontramos é o oposto.
Com a popularização de plataformas tecnológicas, as empresas estão cada vez mais coletando e exigindo atributos de seus principais domínios, tais como: clientes, fornecedores e produtos.
O grande problema é que boa parte das empresas não têm a menor ideia do que fazer com essa montanha de atributos coletados. E quando você não tem uma utilidade prática para um atributo, provavelmente este será negligenciado e ficará desatualizado.
E atributos desatualizados ou incorretos são os principais ofensores para a tomada de decisões estratégicas. De que adianta a melhor plataforma de BIG DATA, se os dados estão errados?
Avaliando um dataset de um parceiro de negócios, identificamos que mais de 80% dos dados estavam incorretos. Não havia valor nesta base e dela não se podia extrair insights ou estratégias para a retenção ou conquista de novos clientes.
Mas, mesmo com esse alarmante número, este parceiro de negócios queria ampliar a coleta de novos atributos, como se quisesse construir um novo andar em cima de fracas fundações.
Abaixo, estão alguns pontos para implementar a sua gestão de dados mestres:
- Simplifique.
- Preocupe-se com os atributos básicos e obrigatórios, antes de coletar novos dados.
- Reduza.
- Não faça longos fluxos cadastrais, quanto menos setores e pessoas envolvidas, melhor será a qualidade do cadastro final.
- Não canse o seu parceiro.
- Seja para um fornecedor ou cliente, não peça um dado que efetivamente você não usará.
- Evite dados com data de validade curta.
- Não peça atributos que ficam “datados” rapidamente. Exemplo: quantidade de funcionários de uma empresa.
- Procure solicitar dados que sejam perenes, mesmo que isso exija uma mudança em suas análises ou processos internos.
- Dê preferência por atributos que possam ser confirmados.
- Exigir atributos difíceis de serem confirmados vai apenas degradar sua base com informações incorretas.
- Escolha atributos que sejam possíveis de serem confirmados, publicamente ou por documentos.
Bons negócios!
Quer melhorar a governança de dados mestres na sua empresa?
Clique aqui para conhecer a plataforma 4MDG.
Leia também Mitos sobre MDM.
Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?
Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento
0 Comentários