O objetivo de um Centro de Excelência de Dados (CED) é garantir as melhores práticas e metodologias na gestão de dados.
Podemos destacar como iniciativas importantes de um CED:
- Avaliar, através de critérios pré-estabelecidos, a qualidade dos dados da organização.
- Analisar constantemente a qualidade dos dados em ambientes produtivos.
- Reportar periodicamente sobre a qualidade e evolução destes dados com indicadores claros e concisos.
- Identificar novas oportunidades de melhorias.
Como o volume de dados é muito grande em uma organização é importante ter foco e definir quais serão as prioridades. Nós, do 4MDG, entendemos que o foco inicial devem ser os dados mestres e dados referenciados, já que a qualidade dos dados transacionais são, de certa maneira, um reflexo dos primeiros.
O CED deve apontar as melhores práticas, ferramentas e processos para que a gestão dos dados seja efetivada com assertividade.
Mas, o CED não deve ficar eternamente sozinho nesta função. Com o tempo se faz necessário realizar o engajamento de toda a empresa para que todos se tornem guardiões da qualidade dos cadastros.
Geralmente, dentro do CED, podemos ter analistas de negócios, analistas de cadastros, analistas técnicos e gestores todos trabalhando em conjunto para identificar as melhores práticas e apontar os ofensores da boa qualidade dos dados.
Estruturar um CED não é uma tarefa fácil, pois é necessário paciência, habilidade e foco para criar processos que possam ser seguidos por todos e que não prejudiquem a agilidade das organizações.
Para quem quer se aprofundar no assunto recomendamos a leitura da entrevista da Laura Coleman. Clique aqui.
Quer melhorar a governança de dados mestres na sua empresa?
Clique aqui para conhecer a plataforma 4MDG.
Leia também Mitos sobre MDM.
Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?
Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento
0 Comentários