MDM: Multidomínio VS Único Domínio

Primeiro, para entender quais as diferenças entre a abordagem multidomínio e de único domínio é importante entender o conceito de domínio de dados.

Os domínios são os grandes blocos que usamos para definir os dados mestres. Temos alguns exemplos tais como Produtos, Clientes ou Fornecedores.

Uma plataforma de MDM de um único domínio atenderá, por exemplo, apenas a gestão dos cadastros de clientes. Uma plataforma multidomínio poderá ser usada para atender a diversos tipos de cadastros (clientes, produtos, ativos digitais, fornecedores, locais, pessoas e etc).

No início, surgiram as soluções com foco em um domínio de dados e elas receberam alguns nomes: CDM (Customer Data Management), PIM (Product Information Management) entre outros.

Parecia um caminho natural e mais rápido escolher um único domínio e construir uma solução especializada em volta. Com o tempo, os impactos negativos dessa escolha começaram a aparecer. Com o aumento da complexidade dos dados e as intricadas relações entre os diversos domínios tornou-se excessivamente custoso ter uma solução especializada para cada cenário.

Ao invés de reduzir os silos com a construção de um Golden Record, as soluções de um único domínio ampliaram a quantidade de bases de dados dentro das organizações.

Os fabricantes de software de um único domínio percebendo este problema iniciaram o desenvolvimento ou até mesmo a compra de novas soluções para atender aos outros domínios, mas o resultado foi um “arranjo” estranho e incompleto. No mercado, chamamos esse arranjo de plataforma de vários domínios.

No mercado brasileiro vemos isso acontecer com empresas que desenvolveram softwares de padronização descritiva de materiais entre os anos 90 e 00 e agora alegam que os mesmos estão prontos para gerenciarem os domínios de clientes e fornecedores. Claramente, não há o menor sentido nestas alegações já que a estrutura não foi inicialmente construída para um cenário de múltiplos domínios, além disso, a tecnologia defasada impede a adoção de novas práticas.

Um software multidomínio foi construído pensando em atender todos os cenários com uma estrutura única, que permite o reaproveitamento de diversas regras, algoritmos e relacionamentos entre os diferentes domínios. O modelo de governança é único e facilita a gestão de longo prazo.

A grande questão é que muitas empresas entendem que ao se adquirir uma verdadeira solução multidomínio torna-se obrigatório a implementação simultânea de todos os domínios de dados. Na verdade, um software multidomínio permitirá a implementação paulatina de cada domínio sem a necessidade de fazer tudo ao mesmo tempo.

Uma solução de MDM multidomínio te dará liberdade e flexibilidade para escolher o momento certo para implantar cada domínio.

Abordagem de Vários Domínios ou único domínioAbordagem Multidomínio
Diferentes abordagens técnicas para cada domínioAbordagens técnicas abrangentes e que podem ser reaproveitadas nos diversos domínios.
Alto custo de longo prazo (manutenção mais cara, maior número de interfaces de dados, exigência de diferentes licenças)Custo de longo prazo reduzido (pacote de licenciamento simplificado)
Visualização e manutenção dos dados em diversas fontes.Visualização e manutenção dos dados em uma única fonte.
Gestão mais complexa. Diferentes ferramentas para cada domínio.Gestão simplificada. Uma única ferramenta para todos os domínios.

Comparativo entre Único Domínio e Abordagem Multidomínio

Nenhum problema da vida real pode ser resolvido gerenciando apenas um único domínio, os gerentes e analistas de cadastros devem adotar uma abordagem holística e de multidomínios ao escolher a sua solução de MDM.

Além disso, os Gerentes de Centrais de Cadastro devem examinar as soluções que permitam um multidomínio extendido, isto é, providenciem as ferramentas para que seus clientes e fornecedores interajam nos fluxos de cadastros em um modelo self-service.

Bons negócios!


Leia também, Qual o nível de maturidade da sua empresa em MDM?
Quer fazer parte do nosso grupo e compartilhar conhecimentos com uma galera fera? Clica aqui!

Tags: | | | | | | | | | | | | | | | | |

Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?

Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
%d blogueiros gostam disto: