Um dos principais aspectos de uma plataforma de MDM (Gestão de Dados Mestres) é a sua capacidade em gerenciar a qualidade dos dados.
Vamos listar 4 pontos chave que precisam ser analisados.
Validação dos Dados
Ferramentas de validação de dados ajudam a garantir a integridade dos dados, em especial quando temos diversas bases operando dentro de uma empresa.
A validação de dados pode ser executada, conforme temos a entrada de um novo registro aplicando regras, que podem ser desde expressões regulares até algoritmos complexos ou validação com dados externos (APIs).
O primeiro passo para a execução da validação de dados é o processo de Data Profiling, que permite descobrir como os dados estão armazenados e assim traçar estratégias de correção.
Depois, da descoberta, precisamos aplicar rotinas que possam garantir: Validade, Conformidade, Não duplicidade, Completude, precisão e acurácia.
Data matching
Nesta fase, podemos localizar entidades semelhantes em diversos sistemas da empresa, através de algoritmos que permitam realizar esta atividade.
Depois, dessa associação, podemos aplicar regras para a construção do Golden Record mantendo os melhores dados, conforme nossa estratégia.
Neste cenário podemos seguir diversos caminhos com o conceito de Master Data Survivorship determinando quais registros serão mantidos, agrupados ou descartados.
Administração de Dados
Administração de dados ou em inglês, Data Stewardship, é o processo de controle de uso dos dados por toda a organização.
Com o objetivo de identificar desvios de qualidade, riscos de segurança, além de, criar os procedimentos, políticas e responsabilidades na gestão da informação.
Uma plataforma de MDM pode auxiliar o Administrador de Dados providenciando as informações necessárias sobre os dados, além de garantir o fluxo das informações dentro da organização.
Governança de Dados
Um dos principais objetivos de uma plataforma de MDM é garantir a governança dos dados e prover agilidade a organização na tomada de decisões.
A plataforma de MDM, também, auxilia a comunicação entre os departamentos, garantindo que cada pessoa receba, apenas, a informação necessária para a execução de suas atividades no menor tempo possível participando assim de um grande fluxo de informações.
O MDM ajuda o Analista de governança de Dados é visualizar todo o fluxo de gestão de dados mestres de uma empresa, de tal, forma que é mais rápido e efetivo identificar quaisquer desvios em relação a política de dados.
E se o dado está disponível para a pessoa certa, na hora exata, com a qualidade adequada é muito provável que a organização consiga tomar melhores decisões de negócios.
É isso! Bons Negócios!
Leia mais..
[…] outros artigos fizemos menções aos principais pontos de uma gestão de qualidade de dados que essencialmente […]
[…] Leia também 4 Pontos chave para a Gestão de Qualidade de Dados […]
[…] Leia também 4 Pontos chave para a Gestão de Qualidade de Dados […]
[…] Leia também 4 Pontos chave para a Gestão de Qualidade de Dados […]
[…] Leia também 4 Pontos chave para a Gestão de Qualidade de Dados […]