A SAP é líder mundial na comercialização de softwares de gestão empresarial.
Garantir a empregabilidade nos dias atuais exige um ótimo conhecimento de soluções tecnológicas, e o melhor é começar por aquela que é líder de mercado.
A SAP fornece ERP, CRM, MDG, soluções de business intelligence, etc.
COMO FUNCIONA O SISTEMA SAP?
O ERP SAP é estruturado por módulos, isto é, cada área de negócio é representado por um conjunto de configurações e transações.
Atualmente, prefere-se adotar o conceito de processos de negócios. Já, que em uma empresa moderna, um cenário pode passar por diversos módulos.
Alguns exemplos de cadeias de valor em um ambiente SAP: P2P – Procure to Pay , O2C – Order to Cash e etc.
O QUE É UMA TRANSAÇÃO NO SAP?
Transação é um código alfanumérico de 20 caracteres, utilizado para executar um processo dentro do SAP ERP.
É como se fossem links para a execução de certas atividades de negócios, tal como, chamar uma tela de cadastro, executar um relatório e etc.
Com o uso do FIORI, nova interface gráfica, são usados os APP’s que levam para certas transações de negócios.
SAP DADOS MESTRES
Para o SAP funcionar bem é fundamental que os seus cadastros estejam corretos e íntegros.
Os dados dos clientes, fornecedores e produtos, são essenciais para a boa tomada de decisões.
Este conjunto de dados é denominado como “Dados Mestres”.
Os dados mestres descrevem pessoas, locais, entidades e coisas que fazem parte de um contexto empresarial.
SAP CADASTRO DE MATERIAIS
No SAP, a transação para a criação de um novo material (produto) é a MM01. Esta transação pode ser acessada nas versões com SAP GUI, mas também, tem o seu correspondente em FIORI (nova interface de acesso ao usuário da SAP).
No mercado brasileiro é mais comum empregarmos o termo “Produtos”, no SAP, você escutará mais a palavra “Material”. Então, se acostume com o termo “Cadastro de Materiais” ou “Material Master Data”.
O SAP é um sistema com forte conceito contábil, isto é, praticamente todas as transações afetam imediatamente a contabilização. Dito isso, você verá muitos atributos contábeis no cadastro de materiais. Você precisará se familiarizar com estas definições.
OS 3 PRINCIPAIS MOTIVOS PARA CRIAR UM MATERIAL.
A criação de um registro mestre de materiais, geralmente, ocorre nos seguintes casos:
- Quando um material ou produto é comprado pela empresa, independentemente, do seu controle em estoque;
- Quando um material é vendido pela empresa;
- Quando um serviço é contratado pela empresa (pode-se utilizar o registro mestre de materiais para cadastrar serviços).
Há casos que devido à granularidade do produto, baixo valor monetário e ausência de controle em estoque, as empresas não cadastram o material. Consulte sempre o seu departamento fiscal, pois devido à requerimentos fiscais o cadastro do material pode-se tornar ainda mais necessário.
AS 3 FORMAS DE CRIAÇÃO DE UM MATERIAL.
Existem 3 formas de se cadastrar um material no SAP:
- Criar um material no registro mestre de materiais;
- Criar um material com cópia de um já existente, dessa forma inúmeros campos são copiados automaticamente para o novo material;
- Estender o material criado para uma nova planta, organização de vendas ou compras.
COMO DEFINIR A DESCRIÇÃO DO MEU PRODUTO NO SISTEMA SAP?
A descrição do material é visível em diversos processos do SAP, como em uma Ordem de Compras, Ordem de Vendas, Ordem de Produção e em diversos relatórios.
Esse campo pode ser preenchido com até 40 caracteres.
É, possível, cadastrar um material em diversos idiomas.
Para melhorar a descrição de um material recomenda-se a aplicação de taxinomia.
Um exemplo de taxinomia é a padronização descritiva de materiais (PDM).
EXEMPLO DE PDM
Descrição curta: TRAFO AER 220/127V 230/115V 75KVA 3F
Descrição longa: TRANSFORMADOR DISTRIBUICAO; MODELO TRAFO: AEREO; TENSAO PRIMARIA: 220/127V; TENSAO SECUNDARIA: 230/115V; POTENCIA: 75KVA; NoFASES: TRIFASICO; COMUTACAO: COM COMUTADOR
Quando criamos um produto devemos examinar os seguintes pontos:
Unicidade: a descrição do produto deve ser única em todos os sistemas da empresa.
Consistência: ao abreviar e escolher palavras para montar a descrição, você deve manter a consistência, isto é, seguir a mesma regra de abreviação em todos os novos cadastros.
Caracteres especiais: evite usar caracteres especiais, pois ocupam espaço em sua descrição.
COMO APRENDER TUDO SOBRE O CADASTRO DE MATERIAIS NO SAP?
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É isso! Bons negócios!
Leia também TUTORIAL: Como implementar PDM na sua Empresa
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