Glossário de MDM: MASTER DATA MANAGEMENT

Neste artigo listaremos os principais termos usados durante a implementação de uma governança de cadastros na sua empresa.

A Gestão de Dados Mestres é uma área promissora, com alguns institutos, apontando um crescimento agregado de 18% a 20% ao ano até 2025.

Muitas oportunidades profissionais surgem para especialistas em negócios com amplo conhecimento da gestão de cadastros.

Aproveita e salve esse artigo nos seus favoritos para consultar sempre que necessário.

BACKGROUND-CHECK

Background Check é um processo de verificação de antecedentes de uma pessoa ou entidade.

É um processo pelo qual podemos obter informações fiscais, financeiras, comerciais e criminais sobre uma pessoa, grupo de pessoas, empresas ou instituições em geral.

DADOS MESTRES

Os dados mestres descrevem pessoas, locais, entidades e coisas que fazem parte de um contexto empresarial. Podemos citar como exemplos: clientes, fornecedores, produtos, contas contábeis.

DATA PROFILING

Data Profiling é o termo usado para o processo de descoberta do status atual de seus dados.

Durante este processo de revisão dos dados podemos entender a estrutura, analisar o conteúdo e o relacionamento destes dados com outras fontes de informação.

DOMÍNIO DE DADOS

Os domínios são os grandes blocos que usamos para definir os dados mestres. Temos alguns exemplos tais como produtos, clientes ou fornecedores.

ESTILO DE MDM

Consolidação: Os dados dos silos de informação (outros sistemas) são integrados ao HUB MDM, mas permanecem sem alteração na origem.

Centralizado: Os dados são criados e alterados no HUB MDM e depois integrados aos outros sistemas.

Híbrido: Mistura o modelo consolidado e centralizado. Ele pode receber dados dos sistemas legados, mas permite que alterações sejam realizadas e replicadas para os outros silos.

GOLDEN RECORD

Golden Record (registro de ouro) é uma versão única e bem definida de todas as entidades de dados em um ambiente empresarial. Desta forma, um golden record às vezes é chamado “versão única da verdade”, onde “verdade” pode ser compreendida como a referência onde os colaboradores podem consultar quando querem ter certeza, que estão visualizando a versão adequada e atualizada de uma informação.

GOVERNANÇA DE DADOS

Segundo a IBM: “A governança de dados consiste em políticas, processos e uma estrutura organizacional para apoiar o gerenciamento de dados corporativos”.

HUB MDM

A única forma de construir uma fonte única da verdade, é que a informação contida nela seja rapidamente consumível, por quaisquer, outros softwares de sua organização.

Um HUB, permite que pessoas e softwares consumam rapidamente estas informações em padrões consagrados de mercado.

INATIVAÇÃO DE DADOS

O ciclo de inativação é o processo que define a jornada dos dados a partir do instante em que o dado é armazenado até a inativação, arquivamento ou eliminação.

MDM

Segundo o Gartner: “O gerenciamento de dados mestre (MDM – Master Data Management) é uma disciplina onde negócios e TI, trabalham juntos para garantir a uniformidade, precisão, administração, consistência e responsabilidade sobre os dados mestres da empresa”.

MDM MULTIDOMÍNIO

Uma plataforma de MDM de um único domínio atenderá, por exemplo, apenas a gestão dos cadastros de clientes. Uma plataforma multidomínio poderá ser usada para atender a diversos tipos de cadastros (clientes, produtos, ativos digitais, fornecedores, locais, pessoas, etc.).

METADADO

Metadados significa “dados sobre dados” e servem de apoio para descrevê-los.

ONBOARDING DE CLIENTES

O onboarding de clientes é um conjunto de procedimentos que envolve todas as etapas iniciais de contato de um consumidor com a sua empresa.

PIM- PRODUCT INFORMATION MANAGEMENT

PIM, Product Information Management, é um repositório hierarquizado para a gestão completa dos dados mestres de produtos.

O PIM pode ser utilizado em diversas indústrias, mas tem um forte apelo no segmento de varejo e distribuição por permitir a consolidação dos cadastros de produtos reduzindo erros, melhorando a qualidade dos dados e integrando com diversos canais de venda.

PDM – PADRONIZAÇÃO DESCRITIVA DE MATERIAIS

A Padronização de Descrição de Materiais, organiza o cadastro de produtos, facilitando a identificação e o cadastramento de itens. O objetivo é criar descrições de produtos consistentes a partir de regras pré-estabelecidas.

PORTAL DE CLIENTES

O portal de clientes acelera e melhora o processo de atualização cadastral de novos parceiros comerciais.

O cliente, mesmo sem receber um treinamento prévio, consegue acessar a plataforma e informar os seus dados cadastrais. Este processo é realizado através de um workflow.

PORTAL DE FORNECEDORES

Um portal de fornecedores é um site que permite que novos fornecedores sejam cadastrados em um processo automático eliminando o uso de planilhas ou fichas cadastrais.

SANEAMENTO DE DADOS

Saneamento de Cadastros é o procedimento para a correção, complementação e organização de registros visando eliminar itens duplicados e preencher informações faltantes.

Este processo também é conhecido como:

  • Saneamento de Registros
  • Limpeza de Dados
  • Padronização de Dados
  • Padronização de Cadastros
  • Data Cleaning
  • Data Cleansing
  • Saneamento de Dados Mestres

WORKFLOW

Um workflow ou Fluxo de Trabalho é a sequência de passos necessários para se automatizar os processos de negócio, de acordo com um conjunto de regras definidas, permitindo que sejam transmitidos de uma pessoa para outra (Wikipedia).

4MDG permite a construção de poderosos workflows dinâmicos com diversas regras de padronização e preenchimento automático de dados, totalmente, integrado ao ERP de sua empresa. Pacotes a partir de R$ 900,00 mensais.

4MDG possui mais de 200 fontes públicas e privadas, permitindo a condução de um completo processo de verificação de integridade.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o 4MDG (sem compromisso) pode mandar um e-mail para [email protected] ou falar com a nossa equipe (11) 4113-2510.

É isso! Bons negócios!

Leia também Dicas avançadas para usuários SAP

Quer aprender tudo sobre gestão de cadastros? Então, segue a gente no Instagram @dados_mestres. @4mdg_

Conheça o www.4mdg.com.br, a plataforma de Gestão de Dados Mestres que permite usar em tempo real dados de muitos provedores na estrutura de processos de sua empresa. Melhore a acurácia, precisão e completude dos seus cadastros.

Tags: | | | | | | | | | | | | | | | |

Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?

Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
%d blogueiros gostam disto: