Quais são os principais aspectos de um PIM e como ele pode ajudar o seu varejo a vender mais e melhor?
PIM – Product Information Management, é um repositório hierarquizado para a gestão completa dos dados mestres de produtos.
O PIM pode ser utilizado em diversas indústrias, mas tem um forte apelo no segmento de varejo e distribuição por permitir a consolidação dos cadastros de produtos reduzindo erros, melhorando a qualidade dos dados e integrando com diversos canais de venda.
Uma das principais características de um PIM é a construção de uma poderosa estrutura mercadológica composta por categorias e subcategorias agrupando os materiais por características semelhantes.
Além disso, permite o armazenamento de diversos atributos para cada categoria de produtos.
O cadastro de um produto normalmente não é realizado, por apenas, um colaborador sendo necessário o envolvimento de diversos setores para a conclusão da tarefa. Um produto tem diversos aspectos: comerciais, contábeis e fiscais.
Desta forma, é de extrema importância que o PIM permita a configuração de workflows para a gestão dos dados por dentro de toda a organização.
Quando falamos dos atributos de um produto entendemos que eles podem variar drasticamente entre as diversas categorias, por exemplo, nos produtos eletrônicos possuímos a característica voltagem, já no anel de vedação temos a dureza.
Para que o PIM alcance, seus objetivos estratégicos, não pode ser uma solução estática ou estanque que não se comunica com os outros repositórios de dados da empresa (ERP, E-COMMERCE, PDV).
A facilidade de integração de dados é uma funcionalidade fundamental para uma plataforma de gestão de dados mestres de produtos.
Quando gerenciamos um cadastro de produtos podemos necessitar de dezenas ou até centenas de regras para a finalização correta de um registro, por isso, o PIM deve possuir um framework de Data Quality, isto é, permitir a criação de regras de validação de dados para cada necessidade da área de negócios.
O PIM deve permitir que os dados sejam sincronizados, validados, corrigidos e categorizados e ao final sejam reintegrados ao sistema original.
Veja quais aspectos técnicos um software PIM deve atender:
- Criação personalizada e amigável de workflows de cadastros.
- Integração por API para leitura, inclusão e alteração de dados.
- Criação de atributos para cada categoria de produtos.
- Gestão de fichas técnicas de produtos. (Padronização).
- Construção facilitada de regras de governança de dados.
- Armazenamento de fotos, manuais e outros arquivos.
- Busca automática de dados na Internet.
- Construção de portais externos para a participação dos fornecedores.
O cadastro de materiais é um dos mais complexos de sua organização, pois determina o cálculo de preços, impostos e, especialmente, como o consumidor irá observar e adquirir os mesmos.
Manter o cadastro de produtos sincronizado entre seus diversos sistemas permitirá a criação de uma verdadeira experiência omnichannel para seus clientes.
Usar um software PIM não é luxo, mas extrema necessidade para uma empresa moderna.
É isso, bons negócios!
O 4MDG permite a criação do seu repositório de produtos mantendo a integridade e qualidade dos dados e facilitando a implementação do seu e-commerce.
O 4MDG oferece: Portal de Fornecedores e Clientes, Rotinas automáticas de Background Check, Workflows customizados, Automação de Processos, Padronização e Saneamento de Cadastros, Big Data, Data Quality, Data Profiling e muitos outros recursos para melhorar a eficiência no gerenciamento de cadastros de clientes, fornecedores e materiais.
Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?
Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento
0 Comentários