Quando decidimos implementar um software de Gestão de Dados Mestres (MDM) há diversos caminhos que podemos seguir.
Um dos pilares fundamentais da disciplina é a construção da base única da verdade, isto é, construir seu golden record para cada domínio de dados.
As pessoas se assustam, pois acreditam que é um trabalho impossível consolidar todos os silos de informação da empresa em um único local ou que seria necessário abandonar alguns sistemas.
Além disso, muitas organizações entendem que basta ter um ERP e que todos os outros sistemas precisam orbitar em torno dele.
Mas, nenhuma das visões está correta.
Há caminhos que podem ser trilhados para a construção da base única da verdade dos dados mestres, que pode ser elaborada de forma incremental e sem descartar tudo o que já foi feito dentro da organização.
Vamos discutir um pouco sobre alguns modelos para se organizar um MDM:
Consolidação: Os dados dos silos de informação (outros sistemas) são integrados ao HUB MDM, mas permanecem sem alteração na origem.
Centralizado: Os dados são criados e alterados no HUB MDM e depois integrados aos outros sistemas.
Híbrido: Mistura o modelo consolidado e centralizado. Ele pode receber dados dos sistemas legados, mas permite que alterações sejam realizadas e replicadas para os outros silos.
Veja que há diversos caminhos para uma implementação vitoriosa e que você pode adotar a governança de dados mestres sem precisar jogar fora o que já foi construído.
Com um software avançado de MDM, você poderá trabalhar com qualquer um dos 3 modelos e inclusive alternar entre eles com o passar do tempo.
A implementação de um MDM em sua empresa pode começar aos poucos. O mais importante é dar o primeiro passo.
As empresas que querem extrair valor dos dados (seja com métodos internos ou externos) precisam de uma boa solução de Master Data Governance (MDG) para agregar, filtrar, classificar e organizar todos os dados mestres em uma única fonte da verdade.
Segundo, o relatório Global de Gestão de Qualidade de Dados de 2020, as principais respostas dos entrevistados, quando perguntados sobre: “Quais são as vantagens competitivas de uma empresa guiada por dados?”:
- 50%, melhorar a experiência do cliente.
- 45%, tomar melhores decisões de negócios.
- 44%, permitir mais inovações.
Para que uma empresa possa ser guiada por dados, ela precisa implementar a gestão de dados mestres.
É isso! Bons Negócios.
Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?
Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento
0 Comentários