Data Profiling é o termo usado para o processo de descoberta do status atual de seus dados.
Durante este processo de revisão dos dados podemos entender a estrutura, analisar o conteúdo e o relacionamento destes dados com outras fontes de informação.
Segundo, a Wikipedia:
“Data Profiling é o processo de examinar os dados disponíveis de uma fonte de informações existente e coletar estatísticas ou resumos informativos sobre esses dados. “
Mas trocando em miúdos, como podemos usar o Data Profiling para gerar ganhos para a organização?
- Classificação
- Os dados podem ser classificados ou associados com palavras chaves, simplificando processos futuros de busca de informações ou ajudando na tomada de decisões.
- Padrões
- Identificar dados que estejam fora de padrões, por exemplo, identificar que uma parte da base está com telefones ou e-mails incorretos.
- Integração
- Facilitar a integração entre sistemas, já que os principais dados estão mapeados e catalogados, com isso, reduzindo os custos do projeto.
- Extração de Insights
- É possível determinar o padrão de distribuição dos dados, bem como o relacionamento entre eles.
A partir do momento, que a organização compreende como os dados estão estruturados terá mais facilidade para identificar novas oportunidades de negócios e conseguirá tirar maior proveito de soluções de BIG DATA e IA (inteligência artificial).
É isso! Bons negócios!
Clique aqui para conhecer o nosso e-book.
Quer melhorar a governança de dados mestres na sua empresa?
Clique aqui para conhecer a plataforma 4MDG.
Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?
Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento
[…] solução deve permitir a execução de um Data Profiling para descobrir como os dados estão armazenados e quais as características de cada […]