Quando decidimos implementar uma central de cadastros é necessário planejar determinados aspectos técnicos para que possamos alcançar bons resultados na Arquitetura de MDM.
Uma central de cadastros não deve ser um agrupamento de pessoas com o objetivo de reduzir custos, mas sim um poderoso instrumento para garantir o compliance das operações e melhorar a qualidade dos dados mestres que suportam os processos de vendas e compras das organizações.
Para que possamos estruturar a nossa central de cadastros, além de pessoas competentes precisamos organizar os processos e escolher um software adequado.
Há vários formatos de trabalho que podemos escolher para gerenciar os nossos dados mestres em uma organização: Modelo Centralizado, Descentralizado e híbrido.
Falaremos destes modelos em um post futuro.
Agora iremos debater alguns aspectos técnicos para a escolha e implementação de sua solução de gestão de dados mestres.
Data Profiling
A solução deve permitir a execução de um Data Profiling para descobrir como os dados estão armazenados e quais as características de cada atributo.
Ao entender como os dados estão armazenados é possível determinar rotinas de saneamento e enriquecimento de dados.
É importante a execução do data cleansing para que os dados possuam um conteúdo adequado para as finalidades pretendidas.
Data Integration
O objetivo da implementação de um MDM é a construção de uma base única da verdade.
Para isso é fundamental que possamos resolver o problema com os silos de informação (outros sistemas legados da empresa).
A melhor forma de se garantir isso é a integração periódica de informações para garantir que todos os sistemas da empresa recebem cópias fiéis e atualizadas dos dados mestres.
O software de MDM deve permitir uma integração rápida e intuitiva em qualquer etapa do fluxo de trabalho usando para isso recursos práticos, simples e eficientes.
Base única da verdade.
A grande dificuldade da gestão de dados mestres é que os atributos estão espalhados por toda a organização. Seja com dados estruturados em diversos sistemas (ERP, CRM e etc) ou com dados não estruturados (em documentos, e-mails, planilhas e etc).
É importante que o software de MDM possa consolidar todos estes dados com a criação dos mais variados cenários de negócios e com o armazenamento de um número quase infinitos de atributos.
Além disso, o MDM torna-se o distribuidor de dados mestres oficial para os atuais e futuros sistemas da organização.
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