Como a captura de imagens pode agilizar o processo de uma central de cadastros?
Quantas vezes durante um processo de onboarding de um cliente ou fornecedor foi necessário abrir uma imagem de um documento e realizar a leitura e digitação em um sistema?
Além dos erros de digitação há o tempo gasto durante a atividade. Em um documento como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) existem em torno de 15 atributos diferentes.
Uma tecnologia que vem ajudar neste processo é a OCR, Optical Character Recognition, que permite o reconhecimento de caracteres a partir de uma imagem.
Sendo assim, podemos obter todos os atributos de uma CNH, RG, CPF e quaisquer outros documentos de uma maneira rápida e segura, bastando para isso a imagem digitalizada do respectivo documento.
A tecnologia começou a ser desenvolvida nos anos 50 e passou por uma série de evoluções até chegarmos nos aplicativos modernos. A OCR funciona verificando o documento e comparando seus caracteres com fontes gravadas em seu banco de dados ou reconhece características típicas de determinado caractere.
Vamos quantificar os ganhos da adoção do OCR, partindo de um cenário de digitação de 15 atributos de uma CNH em um sistema de informática:
- Cenário com Digitação.
- Risco de digitação incorreta
- Tempo médio: 3 a 5 minutos.
- Cenário com OCR.
- Sem risco de digitação incorreta.
- Tempo médio: 5 a 10 segundos.
Na plataforma 4MDG de Gestão de Cadastros implementamos a rotina de OCR para ler os principais documentos oficiais brasileiros e transformar em texto agilizando os processos das centrais de cadastro, reduzindo custos e erros.
Em conjunto com outras soluções, como a inteligência artificial, diversas empresas têm implementado o OCR para acelerar os processos de cadastro, onboarding e formalização, coletando dados de documentos de identificação, contratos e comprovantes de domicílio.
Bons negócios!
Clique aqui para conhecer a plataforma 4MDG.
Leia também Três Aspectos do Cadastro de Produtos.
Faça parte e um dos maiores grupos de especialistas em gestão de cadastros. Clique aqui para entrar em nosso grupo no LinkedIn.
Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?
Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento
0 Comentários