Governança de Dados Mestres para cooperativas de saúde.

A gestão de dados é uma ferramenta vital para qualquer organização.

Agora, isso tem se tornado ainda mais importante para organizações como cooperativas de saúde: elas precisam planejar e gerir seu orçamento, avaliar seus produtos e serviços e monitorar seus pacientes.

Neste artigo, falaremos sobre como as cooperativas de saúde podem implementar e aproveitar a gestão de dados para obter os melhores resultados.

Explicaremos como os dados estão se tornando cada vez mais importantes para as cooperativas, discutir os benefícios que podem ser obtidos usando técnicas de gestão de dados eficazes, e mostrar como as cooperativas podem usar essas técnicas para melhorar sua atuação.

Principais tópicos:

  • Importância da Governança de Cadastros;
  • Dados Mestres para Cooperativas;
  • Automação do Cadastro de Insumos Hospitalares;
  • Padronização Descritiva para a área da Saúde;
  • Workflow de Materiais;
  • Práticas ESG para cooperativas;
  • Homologação de Fornecedores;

QUAL A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DE DADOS PARA AS COOPERATIVAS DE SAÚDE?

A governança de dados é fundamental para que as cooperativas de saúde alcancem maior previsibilidade, eficiência e lucratividade nos seus negócios. Ela é essencial para que as organizações possam criar processos automatizados, administrar seus dados e informações de forma segura, e redefini-los conforme o seu próprio interesse e dar suporte tecnológico aos colaboradores, cooperados e pacientes.

Além disso, a governança de dados permite que as cooperativas monitorem continuamente o uso desses dados e minimize o risco de mau uso ou vazamento. Isso ajuda a garantir a segurança da informação, tornando seus sistemas e processos mais confiáveis.

Também ajuda a preservar a qualidade dos serviços e a integridade na tomada de decisões, o que é vital para o bom desempenho das operações e das empresas no setor de saúde.

DADOS MESTRES PARA A ÁREA DA SAÚDE.

Gestão de dados mestres (MDM) é a disciplina que permite a administração eficiente e consistente dos dados armazenados nos sistemas de computador das organizações, focando na qualidade dos dados.

Esta disciplina permite às organizações centralizar, gerenciar e fornecer acesso consistente a dados críticos, otimizar o processamento de informações e melhorar a qualidade dos dados armazenados.

No caso da área da saúde, os benefícios da gestão de dados mestres incluem o aumento da qualidade e uniformidade da informação disponível sobre o tratamento de doenças, o aumento da precisão e exatidão dos diagnósticos, a melhora da eficiência e produtividade.

Da mesma forma, a área de compras e tecnologia também terão benefícios com a gestão de dados. Um sistema bem organizado que permita acesso uniforme e seguro aos dados permitirá que os profissionais da área planejem, gerenciem e monitorem melhor as compras, economizando tempo e recursos.

Além disso, uma gestão eficaz de dados pode melhorar a colaboração entre áreas, o que pode resultar em mais eficiência operacional.

COMO UMA COOPERATIVA DE SAÚDE PODE AUTOMATIZAR O PROCESSO DE CADASTROS DE INSUMOS HOSPITALARES?

Uma cooperativa de saúde pode automatizar o processo de cadastro de insumos hospitalares usando um Software Gestão de Dados Mestres (MDM).

Essas soluções de gestão automatizam o processo de cadastro de insumos, ajustando os módulos para que cada um atenda especificamente às necessidades da cooperativa.

O software geralmente pode capturar dados de modo automático, como especificações do fabricante, informações, data de validade, entre outras.

Os dados são depois transferidos para o ERP da cooperativa para sua gestão e monitoramento, o que permite aos usuários ter um relatório preciso, seguro e imediato sobre o desempenho e o controle dos insumos.

As principais vantagens dessas soluções MDM são a facilidade de personalização, a rapidez de execução, a automatização de tarefas manuais e a contínua melhoria da qualidade dos dados armazenados.

COMO FUNCIONA A PADRONIZAÇÃO DESCRITIVA DE MATERIAIS PARA COOPERATIVAS DE SAÚDE?

A padronização descritiva de materiais (PDM) para cooperativas de saúde refere-se à criação de um padrão universal para descrever os produtos, serviços e ativos utilizados para permitir que os membros da cooperativa possam realizar as suas necessidades específicas.

Esta padronização permite que os membros possam comparar preços e qualidade de produtos, serviços e ativos, quebrando assim as barreiras de preços e diminuindo a confusão no mercado.

Também permite aos colaboradores compartilharem informações e dados relevantes sempre que necessário, resultando em uma melhor qualidade de serviço e produtos e em valores mais justos.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM WORKFLOW PARA O CADASTRO DE PRODUTOS EM UMA COOPERATIVA DE SAÚDE?

Um workflow de cadastro de produtos em uma cooperativa de saúde é extremamente importante para garantir que os produtos sejam cadastrados consistentemente e segura.

Isso ajuda a garantir que todos os produtos sejam devidamente registrados e que a cooperativa forneça os produtos aos seus clientes eficientemente.

Um workflow de cadastro de produtos também pode ajudar a garantir que os processos de segurança e qualidade sejam seguidos, garantindo que os produtos sejam seguros para uso.

Segue algumas etapas de um workflow:

1. Iniciar o processo de cadastro de materiais (Iniciar).

2. Solicitar informações relevantes sobre o material (Solicitar).

3. Validar as informações de cadastro (Validar) e aplicar técnicas de PDM.

4. Atualizar o ERP com as informações válidas (Atualizar).

5. Confirmar o cadastro (Confirmar).

6. Finalizar o processo de cadastro (Finalizar).

QUAL A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS ESG PARA AS COOPERATIVAS DE SAÚDE?

As práticas de ESG (Environment, Social and Governance) são uma importante ferramenta para as cooperativas de saúde.

Elas fornecem um meio para garantir que os interesses dos membros e da comunidade sejam atendidos simultaneamente, em que se objetiva a maximização dos lucros.

As práticas de ESG também proveem guias para melhorar as condições de saúde dos membros, melhorar o meio ambiente e desenvolver programas educativos para estimular o engajamento com a saúde.

Além disso, as práticas de ESG podem contribuir para uma maior confiança dos consumidores na marca da cooperativa. Por fim, elas podem ajudar a atrair investidores que procuram por empresas responsáveis.

COMO UMA COOPERATIVA PODE ADOTAR PRÁTICAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS AO APROVAR UM NOVO FORNECEDOR?


1. Examinar a reputação e a missão do fornecedor. Verifique se um fornecedor tem regras éticas e código de conduta bem estabelecidos.

2. Investigar se o fornecedor desempenha um papel ativo em assuntos sociais relevantes ou contribui voluntariamente com a comunidade local.

3. Estabelecer critérios de desempenho relacionados à sustentabilidade, práticas ambientais e responsabilidade social. Certifique-se de que o fornecedor esteja conforme esses critérios.

4. Verifique em fontes públicas se o fornecedor tem quaisquer recordes de condutas antiéticas ou comportamento anti-corporativo.

5. Garantir que as práticas comerciais do fornecedor sejam claramente documentadas e tornadas transparentes.

6. Rever rigorosamente os protocolos de segurança do fornecedor para garantir a segurança a longo prazo de seu negócio.

COMO USAR UM SOFTWARE PARA GARANTIR A HOMOLOGAÇÃO E A IDONEIDADE DE UM FORNECEDOR NO BRASIL?

Existe uma variedade de softwares específicos projetados para ajudar empresas e organizações a verificar o histórico de um fornecedor no Brasil e garantir a homologação e a idoneidade.

Um software de gestão de dados mestres de fornecedor pode apoiar nessa jornada com as seguintes etapas que podem ser automatizadas:

1. Seleção inicial: Análise inicial das documentações e do perfil/histórico comercial do fornecedor;

2. Verificação das certidões negativas e da situação cadastral junto à Secretaria da Fazenda do Estado de origem do fornecedor;

3. Entrevista ou visita técnica ao fornecedor para análise de procedimentos e capacidade de atendimento de demandas;

4. Concessão da habilitação via formulário/contrato específico;

5. Acompanhamento de fornecedores já habilitados, por avaliações de desempenho e de check-list;

6. Acompanhamento de retorno de dados estatísticos sobre qualidade, prazo e serviços/produtos.

A seguir uma imagem com as principais funcionalidades de um portal de fornecedores para garantir a homologação:

COMO RESOLVER MEUS PROBLEMAS COM CADASTROS?

A padronização dos cadastros de clientes, fornecedores e materiais proporcionam um melhor controle de estoque, redução de uso de espaço físico e por consequência menor custo de estoque, além de contribuir para uma logística mais adequada e performática.

Faça um diagnóstico gratuito dos seus cadastros de clientes, produtos e fornecedores clicando aqui e entenda como eliminar as duplicidades e dados genéricos.

É isso! Bons negócios!

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