Dicas avançadas para usuários SAP

Este texto foi feito para usuários do SAP que querem aumentar o seu conhecimento, em especial, aprender novos termos e novos mecanismos de automação de tarefas.

Também, daremos algumas dicas de como se transformar em um consultor e aumentar os seus rendimentos.

A SAP Brasil está entre as mais importantes subsidiárias da empresa em todo o mundo. 

Com mais de 15.000 clientes, a companhia atua em todo o território nacional.

A empresa é líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial e ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor — 77% das transações mundiais são realizadas usando sistemas SAP. 

DIFERENÇA ENTRE SAP ECC E S/4

As versões mais conhecidas e usadas atualmente são:

ECC – Lançada em 2004, é a abreviação de ERP Central Component.

S/4 HANA – Lançada em 2015 e aos poucos está dominando o mercado.

As grandes diferenças nas versões estão relacionadas ao aprimoramento tecnológico e novas funcionalidades de negócios. 

HANA significa: High Performance Analytic Appliance

Em português: ferramenta analítica de alto desempenho.

CONSULTOR FUNCIONAL, ABAP E BASIS.

Consultor Funcional — É um profissional especializado em algum módulo SAP (ex: MM ou SD) que realiza a parametrização do sistema para atender os requerimentos de negócios.

Programador ABAP — É responsável por realizar os desenvolvimentos na plataforma SAP. Quando uma necessidade de negócio não pode ser atendida por uma configuração, um programador ABAP é acionado para construir um programa específico.

BASIS — Ele cuida da manutenção, backup e atualização da plataforma SAP. A segurança do ambiente é de sua responsabilidade. É um profissional técnico.

COMO FUNCIONA UM PROJETO SAP.

  • Levantamento de Requisitos;
  • Implementação da Solução;
  • Sustentação;

Se na sua empresa está prevista a adoção do SAP, provavelmente, você passará pelas 3 grandes fases acima.

Inicia-se com o levantamento dos requerimentos de negócios, seguido com a implementação, testes e treinamento.

Após, a entrada da plataforma em produção chegamos na fase de sustentação.

O QUE É UMA TRANSAÇÃO NO SAP?

Transação é um código alfanumérico de 20 caracteres, utilizado para executar um processo dentro do SAP ERP.

É como se fossem links para a execução de certas atividades de negócios, tal como, chamar uma tela de cadastro, executar um relatório e etc.

Com o uso do FIORI, nova interface gráfica, são usados os APPs que levam para certas transações de negócios.

COMO INCLUIR MUITOS DADOS DE UMA SÓ VEZ?

A fabricante fornece o SAP GUI Scripting para os usuários, e através deste mecanismo podemos conectar diretamente uma planilha do Excel com as telas do ERP em tempo real.

Passo a Passo em português: Aprendendo a usar o SAP GUI Scripting.

COMO USAR LSMW PARA CARGA DE DADOS?

LSMW,  Legacy System Migration Workbench, suporta a transferência de dados de arquivos (“planilhas”) para sistemas SAP. Esta pode ser uma transferência única ou periódica.

Se você precisa dar uma carga de dados, então a LSMW pode ser a solução que você tanto procura.

Para aprender como criar sua LSMW leia este artigo no Blog da SAP

COMO ATUALIZAR REGISTROS EM MASSA NO SAP?

O SAP proporciona diversos mecanismos para a gestão massiva de dados de materiais.

Um dos principais recursos é acessado, através da transação MM17.

A manutenção em massa é segregada por tabelas, ou seja, na 1ª tela de critério de seleção, o usuário precisa selecionar a tabela a que pertence o dado do material que será alterado.

Neste e-book gratuito ensinamos o passo a passo da utilização da MM17.

COMO CONSEGUIR UM EMPREGO COM SAP?

Assista estes vídeos e entenda como funciona a dinâmica do mercado SAP.

Como conseguir um emprego com SAP?

Como virar um consultor SAP?

Como funciona o SAP ERP?

Domine o cadastro de Materiais no SAP.

COMO AUTOMATIZAR O PROCESSO DE CADASTRO NA MINHA EMPRESA?

Um caminho mais prático e eficiente é utilizar uma solução especializada para automação de processos de cadastros.

4MDG permite a construção de poderosos workflows dinâmicos com diversas regras de padronização e preenchimento automático de dados, totalmente, integrado ao ERP de sua empresa. Pacotes a partir de R$ 900,00 mensais.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o 4MDG (sem compromisso) pode mandar um e-mail para [email protected] ou falar com a nossa equipe (11) 4113-2510.

É isso! Bons negócios!

Tags: | | | | | | | | | | | | | |

Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?

Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

1 Comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.