No primeiro artigo da série O desafio da descrição de Produtos – Parte 1, falamos um pouco mais do desafio de escolher as palavras certas para a descrição do seu produto e como podemos contornar este problema, sem a adoção de um PDM.
Hoje, vamos mostrar um pouquinho de como fazemos isso de, forma automática, e que pode ser migrada para uma planilha, caso você tenha conhecimentos básicos sobre fórmulas.
O primeiro passo é alimentar sua planilha com as palavras chaves e suas respectivas abreviações.
Você pode criar colunas indicando se a palavra deve ser excluída da descrição, e se deverá ser abreviada quando estiver na primeira posição. Geralmente, não abreviamos a primeira palavra da descrição de um produto.
Uma das dicas é abreviar elementos químicos, por exemplo, “Titânio” pode ser abreviado para “TI “e “Ferro” para “FE”.
Então, teríamos PARAFUSO TITÂNIO -> PARAFUSO TI
Ao criar um procedimento de cadastro de descrição de produtos, você pode determinar que todas as pessoas usem as mesmas regras e com isso, facilitar a vida dos compradores e vendedores.
Uma solução de MDG pode fazer este trabalho, automaticamente, construindo descrições curtas e longas, usando o conceito de similaridade para saber que “Alumínio”, “Aluminio” e “Alumin.” são as mesmas palavras e, por isso, devem ser abreviadas para “AL”.
Bons negócios!
Quer melhorar a governança de dados mestres na sua empresa?
Clique aqui para conhecer a plataforma 4MDG.
Leia também sobre Bons cadastros tornam uma empresa mais eficiente.
Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?
Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento
0 Comentários