Aprenda como utilizar os campos na visão 2 do MRP, na transação do cadastro de materiais do sistema ERP SAP.
O ERP SAP é estruturado por módulos, isto é, cada área de negócio é representado por um conjunto de configurações e transações.
Para o SAP funcionar bem é fundamental que os seus cadastros estejam corretos e íntegros.
Os dados dos clientes, fornecedores e produtos, são essenciais para a boa tomada de decisões.
No SAP, a transação para a criação de um novo material (produto) é a MM01. Esta transação pode ser acessada nas versões com SAP GUI, mas também, tem o seu correspondente em FIORI (nova interface de acesso ao usuário da SAP).
O QUE É MRP?
O MRP (Material Resource Planning ou Controle do Reabastecimento de Produtos) permite o cálculo das necessidades presentes e futuras de materiais, seja para um processo produtivo ou para um processo de revenda de mercadorias.
É, um conjunto de algoritmos, que analisa o estoque atual, pedidos colocados, ordens de venda e produção para determinar as necessidades de reabastecimento da empresa.
Para que o MRP funcione adequadamente, além de, uma correta configuração é necessário um apurado cadastro de produtos e fornecedores.
VISÃO DO MRP 2 NO CADASTRO DE MATERIAIS DO SAP
A visão MRP 2 disponibiliza outros campos para apoiar no processo de reabastecimento de materiais.
Tipo de Suprimento: Código que determina como o material é suprido.
São possíveis os seguintes tipos de suprimento:
➢ o material é produzido internamente;
➢ o material é suprido externamente;
➢ o material pode ser produzido internamente ou suprido externamente;
Tipo de Suprimento especial: possibilita a especificação exata do tipo de suprimento. O sistema determina o tipo de suprimento a partir do tipo de material.
Tempo de processamento entrada de mercadoria: tempo em dias para o registro da mercadoria no sistema desde do recebimento físico do produto. Há empresas que não lançam a mercadoria no SAP imediatamente após o seu recebimento.
Prazo entrega previsto: tempo médio, em dias, de entrega do produto pelo fornecedor.
Estoque de segurança: indica a quantidade a ser mantida em estoque a fim de garantir a não ruptura do estoque.
Estoque segurança mínimo: quantidade que indica o limite inferior para o estoque de segurança. O estoque de segurança não pode ser inferior a este valor.
Grau de Atendimento: Porcentagem que indica que parte das necessidades pendentes deve ser coberta pelo estoque em depósito. O grau de atendimento serve ao sistema para o cálculo do estoque de segurança. Quanto mais elevado for o grau de atendimento, mais elevado é o estoque de segurança calculado pelo sistema, para compensar um consumo adicional ou atrasos de fornecimentos.
QUER SABER COMO A PADRONIZAÇÃO DE MATERIAIS PODE AJUDAR A SUA EMPRESA?
Segundo, a GS1, 52% das empresas já encontraram informações divergentes nos produtos entre o pedido de compra e a nota fiscal.
Além disso, 41% das empresas afirmam que já tiverem seus produtos recusados por erros em emissão de notas fiscais.
Os custos com devoluções ou recusas são bem elevados e poderiam ser evitados com técnicas simples de gestão de cadastros.
Um bom cadastro de produtos, além de proporcionar benefícios intangíveis como melhoria na governança, geração de insights de negócios e atender as regulamentações governamentais, também, pode reduzir os custos de sua empresa.
Em linhas gerais, o PDM permite que seu cadastro seja organizado de forma prática e coerente. O objetivo é criar descrições de produtos consistentes a partir de regras pré-estabelecidas.
A 4MDG é uma empresa especializada em padronização de produtos e pode ajudar a corrigir todo o seu cadastro. Faça seu orçamento sem compromisso mandando um e-mail para [email protected].
QUER APRENDER MAIS SOBRE O CADASTRO DE MATERIAIS NO SISTEMA SAP?
Confira o nosso e-book sobre gerenciamento do cadastro de materiais em sistemas SAP.
E-book: Cadastro de Material SAP – Guia Definitivo
Leia também SAP: Visão de Armazenagem de no Cadastro de Materiais
Quer aprender tudo sobre gestão de cadastros? Então, segue a gente no Instagram @dados_mestres. @4mdg_
Conheça o www.4mdg.com.br, a plataforma de Gestão de Dados Mestres que permite usar em tempo real dados de muitos provedores na estrutura de processos de sua empresa. Melhore a acurácia, precisão e completude dos seus cadastros.
Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?
Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento
0 Comentários