O SAP ERP é um software empresarial que usa dados mestres para gerenciar as atividades das empresas. Ele fornece uma base de dados centralizada para todos os departamentos da empresa, permitindo que as informações sejam compartilhadas entre eles.
No SAP, os principais cadastros são denominados Dados Mestres. Tais dados são fundamentais para o bom funcionamento da empresa e devem ser mantidos devidamente atualizados. Segundo a SAP, a manutenção destes cadastros é de responsabilidade do usuário.
Por isso, é importante que o usuário saiba quais são os principais cadastros e como mantê-los. O primeiro passo é identificar os cadastros mais importantes. Os principais cadastros no SAP são:
— Dados de Clientes
— Dados de Fornecedores
— Dados de Produtos
Os dados mestres são os principais dados de um sistema de informação, usados para representar objetos reais. Eles são usados para identificar e fornecer informações sobre esses objetos.
Você verá neste post:
- Como funciona o Master Data no SAP.
- Para que serve e como funciona o cadastro de materiais no SAP.
- O que são e para que serve os parceiros de negócios no SAP.
COMO OS DADOS MESTRES ESTÃO ORGANIZADOS NO SAP ERP?
Os dados mestres são os principais dados armazenados em um sistema de informação, usados para representar objetos únicos e reutilizáveis. Eles estão armazenados em tabelas específicas do banco de dados e são acessíveis por meio de telas específicas do SAP ERP. As tabelas de dados mestres são divididas em vários grupos, cada um contendo informações sobre um tipo específico de objeto.
COMO APRENDER SOBRE GESTÃO DE DADOS MESTRES?
A Gestão de Dados Mestres é uma área promissora, com alguns institutos, apontando um crescimento agregado de 18% a 20% ao ano até 2025.
Muitas oportunidades profissionais surgem para especialistas em negócios com amplo conhecimento da gestão de cadastros.
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QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PROCESSOS NA GESTÃO DE DADOS MESTRES?
Entender quais são os processos fundamentais de uma central de cadastros permite que seu foco seja direcionado para estas atividades, aumentando a eficiência de sua organização.
Estas atividades estão relacionadas aos principais domínios de dados de sua empresa.
Os domínios são os grandes blocos que usamos para definir os dados mestres. Temos alguns exemplos tais como produtos, clientes ou fornecedores.
O onboarding de clientes é um conjunto de procedimentos que envolve todas as etapas iniciais de contato de um consumidor com a sua empresa.
O onboarding de fornecedores é um processo onde novos parceiros são cadastrados com o máximo de qualidade e no menor tempo possível.
Como sua organização, provavelmente, não usa a mesma nomenclatura de produtos que os seus fornecedores, será necessário converter os dados para o seu formato, aplicando regras de padronização.
Além disso, se sua empresa desenvolve produtos acabados ou combina diversos materiais e serviços para a geração de um novo SKU, será necessário consolidar todos os atributos destes novos itens.
CADASTRO DE MATERIAIS NO SAP
No SAP, a transação para a criação de um novo material (produto) é a MM01. Esta transação pode ser acessada nas versões com SAP GUI, mas também, tem o seu correspondente em FIORI (nova interface de acesso ao usuário da SAP).
O SAP é um sistema com forte conceito contábil, isto é, praticamente todas as transações afetam imediatamente a contabilização. Dito isso, você verá muitos atributos contábeis no cadastro de materiais.
O tipo do Material no SAP (campo MTART) é um dos principais pilares do cadastro de materiais, este campo pode determinar diversos comportamentos futuros do material, determinando quais campos serão obrigatórios, como o item pode ser comprado ou vendido e até mesmo o gerenciamento de estoque.
Os dados mestres de materiais são estruturados de forma hierárquica.
Determinados dados são válidos em todos os níveis organizacionais, enquanto outros dados são válidos apenas em certos níveis.
É possível alterar quase que todas as informações de um cadastro de material, porém existem alguns dados atualizados apenas pelo sistema.
Por exemplo, o sistema atualiza os dados administrativos quando você executa algum processo relacionado ao material, como numa entrada de mercadorias ou saída de mercadoria, onde então o estoque desse material é atualizado.
Os dados de materiais podem ser divididos em duas categorias:
- Dados de natureza puramente descritiva. (Ex: Descrição, tamanho, dimensão).
- Dados que o ERP utilizará para algumas funções (Ex: Tipo do MRP e Controle de preço).
TRANSAÇÕES SAP PARA GESTÃO DE PRODUTOS.
Transação é um código alfanumérico de 20 caracteres, utilizado para executar um processo dentro do SAP ERP.
É como se fossem links para a execução de certas atividades de negócios, tal como, chamar uma tela de cadastro, executar um relatório, etc.
Com o uso do FIORI, nova interface gráfica, são usados os APPs que levam para certas transações de negócios.
No dia a dia escuta-se “T-CODE”, sendo uma abreviação para Código da Transação.
Independente, de acessar o SAP usando o SAP GUI (interface antiga) ou SAP FIORI (interface nova) os conceitos básicos do sistema permanecem os mesmos.
1 | MM01 | Criar material | Logística – Mestre de Materiais |
---|---|---|---|
2 | MM02 | Modificar o material | Logística – Mestre de Materiais |
3 | MM03 | Exibir material | Logística – Mestre de Materiais |
Segue algumas transações que podem auxiliá-lo na gestão dos materiais:
ME1M: Registro info por Material.
MC.9: Estoque do Material.
MCE5: Análise por Grupo de Materiais.
ME2M: Documentos de Compras por Material.
CADASTRO DE CLIENTES E FORNECEDORES NO SAP
Muitas empresas utilizam a versão SAP ECC como seu ERP, neste cenário, geralmente encontramos transações específicas para o cadastro de clientes (XD01) e de fornecedores (XK01).
Com a chegada do S/4 Hana, o conceito de clientes e fornecedores foi “deixado de lado”, dando espaço para a transação BP, Business Partner.
O uso do conceito de parceiros em plataformas SAP, não é tão novo e já poderia ser encontrado no CRM, mas foi a partir do S/4, que ele foi definitivamente colocado como forma de gerenciar seus cadastros de clientes e fornecedores.
Um parceiro de negócio pode assumir diferentes papéis (roles) o que pode acabar refletindo nas transações subsequentes.
Um parceiro pode ser um fornecedor, um cliente, um transportador, um empregado. Qualquer empresa ou pessoa pode se tornar um parceiro, desde que ele tenha algum relacionamento empresarial.
Os dados de um parceiro são divididos em 3 áreas principais:
Dados gerais: São dados armazenados, independentemente, dos papéis que um parceiro pode assumir.
Dados dependentes de empresa: Os dados aqui podem ser diferentes para cada um dos papéis ou empresas, para qual aquele parceiro está associado.
Dados diferenciados: Segundo, o help da SAP, são dados de Informações adicionais, Classificações e Segmentos de clientes que podem ser definidos de maneira diferente por meio de alguns critérios.
COMO RESOLVER MEUS PROBLEMAS COM CADASTROS DE PRODUTOS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL?
A padronização dos cadastros de clientes, fornecedores e materiais proporcionam um melhor controle de estoque, redução de uso de espaço físico e por consequência menor custo de estoque, além de contribuir para uma logística mais adequada e performática.
Um bom cadastro de produtos, além de proporcionar benefícios intangíveis como melhoria na governança, geração de insights de negócios e atender as regulamentações governamentais, também, pode reduzir os custos de sua empresa.
Em linhas gerais, o PDM permite que seu cadastro seja organizado de forma prática e coerente. O objetivo é criar descrições de produtos consistentes a partir de regras pré-estabelecidas.
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COMO CORRIGIR O CADASTRO DE CLIENTES E FORNECEDORES?
Veja como sanear e organizar sua base de clientes e fornecedores:
- Analise sua base de dados atuais em busca de erros ou dados incompletos.
- Busque por dados oficiais (Receita Federal, Sintegra, Simples, Certidões, Processos, etc.).
- Analise a situação financeira de seu cliente ou fornecedor (Serasa, Boa Vista e outros).
- Descubra os telefones e e-mails corretos.
- Obtenha os dados privados, por ligações telefônicas.
- Padronize e transforme os dados.
Pode ser muito mais rápido e eficiente contratar uma empresa especializada que poderá sanear e padronizar sua base em um curto espaço de tempo seguindo as boas práticas de mercado.
COMO AUTOMATIZAR O PROCESSO DE CADASTRO NA MINHA EMPRESA?
Um caminho mais prático e eficiente é utilizar uma solução especializada para automação de processos de cadastros.
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É isso! Bons negócios!
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