SAP ERP é um sistema de Gestão Empresarial que ajuda empresas a gerenciar os seus processos de negócios, incluindo finanças, contabilidade, produção e operações. Esta solução automatiza os processos e integra todas as áreas da empresa, permitindo aos usuários obter uma visão geral de seus dados.
Ao final deste texto, você estará apto para entender o que é uma transação no SAP, como executá-la e quais são os principais t-codes para clientes e fornecedores.
O QUE É UMA TRANSAÇÃO SAP?
No sistema SAP ERP, uma transação é uma operação realizada por meio do uso de um menu específico que permite a interação do usuário com banco de dados SAP, visando realizar tarefas específicas.
Exemplos de transações no SAP ERP incluem criar, alterar, excluir, exibir dados de clientes (XD01, XD02, XD03) e fornecedores (XK01,XK02,XK03).
Além disso, com a execução de cada transação, o SAP ERP registra informações como o usuário que executou a transação, a data em que foi executada e o tipo de transação realizada.
Assim, além de concluir as tarefas para as quais foram desenvolvidas as transações, as mesmas também têm a função de monitorar e auditar as operações realizadas no SAP ERP.
O QUE É UMA TRANSAÇÃO Z NO SAP?
Uma transação Z (isto é, inicia com a letra Z) no SAP ERP é um modo de criar ou ampliar funcionalidades que não estão incluídas, nativamente, no sistema.
Este mecanismo fornece às empresas a capacidade de adaptar o SAP ERP às necessidades exatas de sua organização.
Exemplos incluem relatórios personalizados, telas de relatórios adicionais e outras soluções personalizadas para regras de negócios.
O QUE SÃO DADOS MESTRES NO SAP ERP?
Dados mestres são os dados essenciais armazenados no sistema SAP ERP, incluindo detalhes de clientes, produtos, organizações, contas bancárias, empresas, usuários, configurações e muito mais.
Os dados mestres são muitas vezes considerados o coração de qualquer sistema, pois ajudam a controlar, monitorar e manter áreas-chave do sistema ERP.
DADOS MESTRES DE FORNECEDORES.
Dados mestres de fornecedores no SAP ERP são informações essenciais sobre um parceiro de negócios, incluindo dados de contato, detalhes de pagamento, informações comerciais, dados fiscais, etc.
Esta informação é usada para gerenciar, avaliar e monitorar com eficácia, os relacionamentos com essas empresas.
Esses dados mestres de fornecedor são geralmente criados na fase de implantação do ERP ou durante a atualização de dados destas empresas, ou pessoas, como parte do processo de aquisição de bens e serviços.
DADOS MESTRES DE CLIENTES.
Dados Mestres de Clientes são informações armazenadas no SAP ERP que identificam e declaram informações sobre empresas ou pessoas.
Isso inclui informações como nome do cliente, endereço, contato, tipo de cliente, classificação de crédito, limite de crédito, limite de pedidos e muito mais.
Os dados mestres de clientes fornecem um perfil básico dos parceiros para uso em diversos processos comerciais no SAP ERP, incluindo vendas, entrega, cobrança e condições de pagamento.
APRENDA MAIS SOBRE DADOS MESTRES NO SAP.
Assista esse vídeo para conhecer mais sobre o cadastro de clientes e fornecedores no SAP ERP
TRANSAÇÕES PARA CLIENTES NO SAP ERP
FK01 – Criar condição de pagamento
FK02 – Alterar condição de pagamento
XD01 – Criar parceiro de negócios
XD02 – Alterar parceiro de negócios
XK01 – Criar condição de entrega
XK02 – Alterar condição de entrega
VD01 – Criar bloqueio de documento
VD02 – Alterar bloqueio de documento
VC/2 – Criar cobrança de cliente
VC/3 – Alterar cobrança de cliente
VD06 – Classificar cliente
FK10N – Consulta condição de pagamento
VD03 – Verificar bloqueio de clientes
TRANSAÇÕES PARA FORNECEDORES NO SAP ERP
XK01 – Criar Fornecedor
XK02 – Alterar Dados do Fornecedor
XK03 – Exibir Dados do Fornecedor
XK04 – Bloquear / Desbloquear Fornecedor
XK05 – Excluir Fornecedor
XK06 – Exibir Lista de Fornecedores
XK07 – Exibir Histórico de Fornecedores
ME11 – Materiais de Fornecedores
MK01 – Criar Contrato de Fornecimento
MK02 – Alterar Contrato de Fornecimento
MK03 – Exibir Contrato de Fornecimento
ME27 – Criar Nota de Pedido Para Fornecedor
ME28 – Alterar Nota de Pedido Para Fornecedor
ME29 – Exibir Nota de Pedido Para Fornecedor
ME52N – Subsequentes Fornecedores
ME59 – Criar Grupo de fornecedores
ME60 – Exibir Grupo de fornecedores.
S/4 HANA: APRENDA SOBRE PARCEIROS DE NEGÓCIOS (BP).
Se sua empresa usa o SAP S/4 HANA é importante entender sobre a transação BP.
COMO USAR O CADASTRO DE MATERIAIS NO SAP?
Para aprender tudo sobre o cadastro de materiais no SAP veja os seguintes links:
Principais transações do Cadastro de Materiais.
Glossário SAP para cadastro de materiais.
COMO RESOLVER MEUS PROBLEMAS COM CADASTROS?
A padronização dos cadastros de clientes, fornecedores e materiais proporcionam um melhor controle de estoque, redução de uso de espaço físico e por consequência menor custo de estoque, além de contribuir para uma logística mais adequada e performática.
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É isso! Bons negócios!
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