Atualmente, umas das principais características de uma boa solução de Master Data Governance (MDG) é a habilidade de gerenciar poderosos workflows para ajudar as centrais de cadastros.
“Um workflow ou Fluxo de Trabalho é a seqüência de passos necessários para se automatizar os processos de negócio, de acordo com um conjunto de regras definidas, permitindo que sejam transmitidos de uma pessoa para outra” (Wikipedia).
Um dos grandes problemas é que muitas plataformas de MDG não possuem um componente de workflow nativo, sendo assim usando plataformas de terceiros, o que aumenta o custo de implementação e manutenção.
Além disso, alguns componentes de workflow são complexos exigindo centenas de linhas de código para um bom funcionamento o que se torna impraticável para um usuário de negócios.
O processo de aprovação de dados mestres é o caso de uso mais frequente para se criar um workflow. Porém, vemos cada vez mais outros casos complexos como, rotinas avançadas de validação, coleta de dados adicionais, integração em tempo real com outros sistemas e etc.
Segue, alguns exemplos de uso de workflow no dia a dia de uma central de cadastros:
- Aprovação de crédito (integração com Bureau de Crédito em conjunto com avaliação humana).
- Envio de e-mails para parceiros com leitura automática das respostas.
- Rotinas de validação para bloquear um determinado dado mestre.
- Atualização tributária.
- Aprovação de Preços.
- Aprovação de status de um material.
Como as empresas sempre estão mudando seus processos é fundamental que a solução de Master Data Governance, possua um componente de workflow “codeless”, isto é, que o próprio usuário possa realizar modificações no fluxo sem a necessidade de conhecer programação de computadores.
Mas, mesmo que sua empresa não tenha uma plataforma de MDG isso não significa que você não possa utilizar plataformas gratuitas ou de baixo custo para criar o seu fluxo de cadastros.
Sair do conjunto ERP+EXCEL+E-mail para um cenário com uso de sistemas (mesmo que gratuitos) já é um gol a ser comemorado. Quem sabe você não se anima e começa a organizar um workflow de cadastros.
E, ai? Animado para mudar o setor de cadastros?
É isso! Bons negócios!
Clique aqui para conhecer o nosso e-book.
Quer melhorar a governança de dados mestres na sua empresa?
Clique aqui para conhecer a plataforma 4MDG.
Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?
Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento
0 Comentários