Os impactos do ESG na homologação de fornecedores e clientes.

Fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) são aspectos cruciais da sustentabilidade de uma organização. Esses fatores determinam se uma organização pode manter suas operações e gerar renda sem causar danos ao meio ambiente.

A sustentabilidade é um tema cada vez mais relevante nos negócios, pois pode trazer mudanças positivas na sociedade ao promover comportamentos éticos e ambientalmente conscientes por parte de empresas e indivíduos.

OS BENEFÍCIOS DO ESG.

Quando uma empresa implementa as recomendações do ESG pode coletar algumas vantagens de médio e longo prazo:

  • Melhorar o relacionamento com os agentes externos e internos, devido ao aumento da transparência.
  • Desenvolver uma imagem externa positiva com clientes, fornecedores e a sociedade em geral.
  • Conseguir acesso a novos investidores engajados em questões sociais e ambientais.
  • Reduzir custos com o menor consumo de materiais.
  • Fortalecer de uma cadeia de fornecedores saudáveis.

GOVERNANÇA EMPRESARIAL

Um dos pontos importantes do ESG é a atenção a governança corporativa, então para o desenvolvimento deste pilar faz-se necessário a adoção de práticas contra condutas lesivas e comportamentos antiéticos.

A homologação de fornecedores e clientes acaba recebendo grande atenção em empresas que estão adotando práticas ESG em seus processos de negócios.

As organizações estão aprimorando seus processos de cadastros de parceiros comerciais para assegurar o atendimento às exigências fiscais e legais.

Com o avanço da governança de dados, as empresas estão investindo muito dinheiro em processos, equipes e tecnologia.

As maiores empresas procuram conduzir análises para reduzir os riscos das transações, por isso, executam uma ‘due diligence‘ para verificar a situação fiscal, legal, econômica, trabalhista e de imagem dos parceiros comerciais, sejam fornecedores ou clientes.

A homologação de fornecedores e clientes é o conjunto de regras que precisam ser atendidas entre a empresa e o parceiro de negócio para garantir um negócio saudável, de longo prazo e com riscos controlados. 

COMO PREPARAR MINHA CENTRAL DE CADASTRO PARA O ESG?

Antes de desenvolver qualquer tipo de processo de cadastro de interessados ​​com potencial interesse em seus bens ou serviços, faz-se necessário avaliar se há critérios adequados para quem deve ser incluído no cadastro de clientes e fornecedores.

As empresas devem entender como os fatores ESG afetam tanto sua base de clientes quanto suas relações com potenciais fornecedores antes de desenvolver qualquer tipo de processo de registro formal.

Segue os principais pontos de atenção:

  • Treinar a equipe sobre as práticas da ESG
  • Estabelecer critérios claros e objetivos para a homologação de clientes e fornecedores.
    • Avaliação de riscos fiscais e legais.
    • Adoção de práticas sócio-ambientais responsáveis.
    • Análise de situação econômico-financeira.
    • Análise dos sócios e administradores.
  • Uso de um software para a homologação de parceiros.
  • Utilização de automação para verificação automática de possíveis mudanças de situação legal ou fiscal.

COMO VALIDAR UM PARCEIRO DE NEGÓCIO?

Diferentes etapas podem ser realizadas durante a homologação. A quantidade de passos, necessário, será determinado pela complexidade e valores envolvidos na operação.

Comumente, são analisados os seguintes itens:

  • Situação fiscal do parceiro comercial.
  • Processos cíveis, criminais e trabalhistas.
  • Situação econômica ou creditícia.
  • Avaliação dos administradores e sócios.
  • Confirmação de propriedade (escritura, etc.) e licenciamento dos negócios (alvarás, etc.).
  • Normas ambientais.
  • Outros.

Recomenda-se a criação de um ‘score‘ para a avaliação do parceiro, caso uma nota de corte não seja alcançada não será efetuado o registro.

Para realizar o cálculo da nota de um parceiro comercial precisamos elaborar um processo para coleta destes dados. É importante que a nota atribuída seja recalculada, constantemente, já que as empresas e pessoas mudam ao longo do tempo.

Importante, lembrar que não é necessário aplicar a mesma nota de corte para todos os tipos de parceiros. Parceiros com altos volumes transacionados ou estratégicos podem passar por uma análise mais criteriosa e rígida.

A nota pode ser aplicada distribuindo pesos para cada item da fase de homologação do parceiro, sendo que para cada categoria de parceiro exigir-se-á uma nota de corte distinta.

Certos aspectos provocarão a rejeição imediata do parceiro, por exemplo, uma empresa baixada na receita federal, outros poderão somar ou reduzir pontos, como a ausência de um certificado opcional.

Percebe-se que este pode ser um processo bastante complexo, se a empresa não possuir uma plataforma especializada para este fim.

PROGRAMA DE INTEGRIDADE DE FORNECEDORES E CLIENTES.

Programa de Integridade é um conjunto de procedimentos desenvolvidos por uma empresa para a prevenção de práticas irregulares, visando assegurar que o código de ética e outras políticas estão sendo, efetivamente, executadas em todas as atividades empresariais.

As equipes dos departamentos de integridade acabam trabalhando em conjunto com os gestores e analistas de cadastros para a definição de todas as etapas de cadastro de clientes e fornecedores.

Uma correta homologação de clientes e fornecedores promove a responsabilidade social, sustentabilidade e eficiência de custos.

Esses fatores são cruciais para organizações interessadas em criar cadeias de suprimentos éticas para seus produtos ou serviços.

IMPLEMENTANDO UM PORTAL DE PARCEIROS.

Um portal de parceiros é um aplicativo que permite que novos fornecedores sejam cadastrados em um processo automático, acabando com o uso de fichas manuais.

portal do parceiro torna mais fácil, econômico e seguro, o processo de atualização de novos clientes e fornecedores.

O software permitirá que todo parceiro, efetivamente, homologado seja integrado ao ERP com apenas um clique.

Com o apoio da tecnologia é possível realizar a validação de dados fiscais, judiciais, creditícios de todos os seus clientes e fornecedores com muito pouco esforço, garantindo a execução das práticas do ESG.

POR QUE DEVEMOS ATENDER AS PRÁTICAS DO ESG?

A percepção do cliente é fundamental para o sucesso de um negócio; ele determina quais clientes irão patrocinar a empresa e quais parceiros da cadeia de suprimentos a empresa pode contratar.

Os fatores ESG são parte integrante de uma boa gestão da cadeia de suprimentos porque têm uma influência direta no comportamento das organizações em relação a seus clientes e fornecedores.

Como tal, é importante que as organizações tomem conhecimento dos fatores ESG antes de iniciar qualquer tipo de comunicação com as partes interessadas internas ou externas.

Se as ações dos seus parceiros forem ruins para a sociedade, isso prejudicará gravemente a imagem da sua empresa entre o seu público-alvo. Portanto, antes de desenvolver qualquer tipo de processo de cadastro, devemos avaliar se estamos estabelecendo critérios adequados para quem deve ser incluído no rol de clientes e fornecedores.

Se as empresas sustentáveis ​​estão preocupadas com a manutenção de longo prazo das margens de lucro, elas devem considerar outras variáveis, como taxa de rotatividade de funcionários, requisitos de treinamento e força geral da marca ao selecionar, em especial, novos fornecedores.

Negócios sustentáveis ​​devem avaliar constantemente seus fornecedores e clientes para determinar quais ações devem ser tomadas para reforçar ações positivas e eliminar ações negativas que possam produzir riscos para a imagem da companhia.

As empresas que conduzem um bom processo de homologação têm mais chances de sucesso, pois isso aumenta a probabilidade de atingir as metas gerais, além de melhorar os níveis de eficiência e reduzir os custos dos produtos adquiridos pelos clientes da empresa.

COMO AUTOMATIZAR O PROCESSO DE VERIFICAÇÃO DE INTEGRIDADE E COMPLIANCE?

Uma maneira rápida e eficiente é utilizar um software especializado para a homologação de clientes e fornecedores.

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É isso! Bons negócios!

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