COMO USAR A UNSPSC NO CADASTRO DE PRODUTOS?

O Código de Produtos e Serviços Padrão das Nações Unidas (UNSPSC) é uma taxonomia global desenvolvida para descrever os bens e serviços comerciais.

Os códigos UNSPSC fornecem um sistema abrangente de categorização para descrever produtos, serviços e materiais de maneira abrangente e compreensível.

Sendo projetada para facilitar a precificação, oferta de orçamento e gestão de compras. A estrutura é usada extensivamente pelas organizações para documentação da aquisição, preço e investimento em bens, serviços e materiais.

Esta estrutura de código de classificação é desenvolvida, mantida e atualizada por uma comunidade global de usuários e oferecida gratuitamente para uso público.

O uso de uma padronização global tem grandes vantagens em termos de descrever os materiais e serviços de maneira global, granular e consistente.

Por exemplo, os fornecedores podem comparar suas tarifas de maneira precisa com as tarifas de outros fornecedores, e os compradores podem procurar por produtos e serviços específicos com precisão. Além disso, os usuários podem usar a estrutura para aumentar a qualidade e a eficiência da análise de dados significativamente.

O QUE É TAXONOMIA?

Taxonomia é o sistema científico usado para categorizar e classificar seres vivos. É um método para nomear e classificar os elementos de um conjunto de dados de acordo com seus atributos.

Por exemplo, na taxonomia natural, você pode classificar plantas e animais de acordo com suas características, como cor, tamanho e forma.

APLICANDO TAXONOMIA NA GESTÃO DE DADOS MESTRES.

Na gestão de dados mestres, a taxonomia é usada principalmente para padronizar e identificar dados relevantes.

Pode ser usada para ajudar na procura de informações, fornecer contexto ao longo de grupos de dados ou ajudar na geração de relatórios padronizados. Por exemplo, uma empresa pode criar uma taxonomia que classifique os seus clientes de acordo com suas tendências de compra.

Por exemplo, uma empresa de calçados pode criar uma taxonomia que especifique marca, gênero, tamanho, cor, material, altura do salto, ajuste, etc. Essa taxonomia proporcionará organização e clareza sobre os produtos listados, permitindo que os clientes encontrem rapidamente os calçados desejados.

COMO É A HIERARQUIA DA UNSPSC?

A hierarquia da UNSPSC é estruturada em alguns níveis principais.

Os níveis principais incluem: Segmento, Família, Classe, Item de Código. Cada nível na hierarquia é composto por uma série de códigos específicos que ajudam a identificar propriedades relacionadas ao produto.

QUAL O OBJETIVO DA UNSPSC?

A UNSPSC foi criada como uma classificação global padronizada para produtos e serviços.

O objetivo é simplificar e facilitar o comércio internacional, melhorar a gestão de dados e permitir a padronização dos relatórios para aplicações, serviços e mercados baseados na web.

Além disso, foi projetada para atender às especificidades da política internacional, necessidades de identificação de padrões e tendências de mercado.

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO DA UNSPSC?

A manutenção da UNSPSC é realizada GS1 dos Estados Unidos, com representantes de outras agências internacionais. O comitê é responsável por realizar a auditoria e gerenciar a qualidade do conteúdo, atualizando-o conforme as necessidades de negócios e mudanças nos produtos e serviços internacionais.

Novas versões são lançadas, anualmente.

QUEM USA A UNSPSC?

A hierarquia UNSPSC é amplamente utilizada por organizações governamentais, corporações, empresas de serviços públicos e instituições sem fins lucrativos em todo o mundo para categorizar e organizar seus gastos em uma estrutura padronizada.

Não é necessário pagar para usar a hierarquia, sendo um sistema de classificação de produtos e serviços gratuito e aberto ao público.

No entanto, algumas empresas ou organizações podem optar por usar serviços de terceiros para implementar a UNSPSC em seus sistemas de compras ou gerenciamento de materiais. Esses serviços podem ter custos associados, mas o uso da classificação em si não requer pagamento.

A IMPORTÂNCIA DA PADRONIZAÇÃO DESCRITIVA DE MATERIAIS PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS.

padronização descritiva de materiais é um processo de gerenciamento de inventário que visa otimizar o uso dos materiais, ao permitir que os gestores do estoque identifiquem rapidamente os materiais de que precisam.

O uso da padronização descritiva de materiais contribui para a redução de custos, por eliminar a necessidade de se adquirir e armazenar materiais desnecessários.

Além disso, a padronização descritiva de materiais permite que os gestores do estoque mantenham o cadastro atualizado e sem duplicatas, aumentando a precisão e a eficiência na previsão de custos futuros.

A padronização descritiva de materiais também ajuda a reduzir os desperdícios e a melhorar a qualidade dos processos de produção, ao ser possível identificar com precisão os materiais necessários para cada etapa.

Um software de master data management (MDM) pode contribuir para eliminar materiais duplicados ao permitir que os usuários armazenem, gerenciem e compartilhem dados de forma centralizada.

O MDM fornece um repositório de dados abrangente e seguro que permite aos usuários acessar e atualizar os dados consistentemente.

O software também pode ser configurado para monitorar os dados e detectar qualquer duplicidade, permitindo que os usuários corrijam os erros rapidamente.

Além disso, permite que os usuários criem regras específicas que identificam e removem dados duplicados automaticamente.

COMO RESOLVER MEUS PROBLEMAS COM CADASTROS?

A padronização dos cadastros de clientes, fornecedores e materiais proporcionam um melhor controle de estoque, redução de uso de espaço físico e por consequência menor custo de estoque, além de contribuir para uma logística mais adequada e performática.

Faça um diagnóstico gratuito dos seus cadastros de clientes, produtos e fornecedores clicando aqui e entenda como eliminar as duplicidades e dados genéricos.

É isso! Bons negócios!

Quer aprender tudo sobre gestão de cadastros? Então, segue a gente no Instagram @dados_mestres.

4MDG automatiza toda sua central de cadastros. Faça a homologação segura de clientes e fornecedores. Acelere seu processo de vendas, compras e reduza seus custos. Utilize nossos recursos de padronização e acabe com os produtos duplicados de sua empresa.

Participe de um dos maiores grupos de especialistas em gerenciamento de cadastros. Compartilhe ideias, troque experiências, veja vagas de emprego e aprenda muito com os melhores Analistas de Cadastros (Master Data) do Brasil. Clique aqui para entrar em nosso grupo:  https://www.linkedin.com/groups/12272684/

Tags:

Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?

Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.