“Nós vemos os nossos clientes como convidados para uma festa em que nós somos os anfitriões. É nosso trabalho de todos os dias fazer com que cada aspecto importante da experiência do cliente seja um pouco melhor”.
Jeff Bezos
Existe alguma tabela que determine o quão completo é o nosso cadastro de produtos?
Sim. Existe.
Quando encaramos a gestão de cadastros como uma disciplina e começamos a pensar mais estrategicamente a nossa relação com os dados mestres, trazemos mais resultados para as nossas organizações.
Uma das principais funções de um Gestor de Dados Mestres é entender o que podemos melhorar nos cadastros para aprimorar a jornada de compra dos consumidores.
Podemos criar uma tabela de 1 a 5 para determinar o quão efetivo é o nosso cadastro de produtos.
Iniciamos com os dados básicos até as intrincadas relações entre os produtos.
Mesmo que você não trabalhe em operações B2C, pode adaptar estes conceitos pensando na jornada interna dos colaboradores de sua empresa que precisam usar os produtos no dia a dia.
1 – Dados Básicos
Neste nível temos, apenas os atributos básicos de um produto. Descrição, código e atributos fiscais.
É o mínimo necessário para a comercialização e uso do produto.
2 – Dados Comerciais
São os atributos usados em uma cadeia de comercialização para que os agentes possam identificar estes itens. Um exemplo é código GTIN (EAN).
Também, podemos trabalhar com grupos de classificação como UNSPSC, e-class e etc.
A maioria das organizações, somente, conseguem chegar até aqui, seja por falha em seus sistemas ou por deficiência no processo de cadastro.
3 – Dados de Identificação detalhados
Temos as fotos, descrições detalhadas e manuais de uso.
São informações que ajudam a enriquecer o produto e facilitar a jornada do consumidor.
São essenciais em operações de comércio eletrônico, mas mesmo assim é muito comum encontrar empresas que ainda não tem estes dados em seus portais de venda.
4 – Dados de Decisão
Permitem que o utilizador possa tomar decisões sobre como o produto pode ser usado.
Entram nesse cenário características técnicas avançadas, relações básicas entre os produtos e outras informações que podem ser úteis para guiar o consumidor em sua jornada.
5 – Dados Avançados
Aqui podemos ter relações avançadas entre os produtos, por exemplo: cross-selling e up-selling.
Pessoas que compram o produto Y também levam o acessório X. Ou o produto Z está em falta, mas pode ser substituído pelo produto W.
Podemos ter vídeos explicativos ou até mesmo alguém contando como usou este produto e quais as suas vantagens.
É isso! Bons negócios!
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