É chover no molhado dizer que os dados são o petróleo da era moderna.
Com isso, novas profissões surgem ou são remodeladas.
Analista de Cadastro ou Analista de Master Data (MDG) é uma função, relativamente nova, com o aumento da complexidade da gestão, as grandes empresas contrataram pessoas para gerir a qualidade e o fluxo de seus cadastros.
Fazendo uma analogia, se o Dado é o novo petróleo, podemos dizer que o Cadastro é a plataforma que permite a extração, consistente, deste ouro negro.
No início, o Analista de Cadastro gastava muito do seu tempo em rotinas operacionais garantindo que as informações estavam corretas e chegando nas pessoas certas, mas hoje é esperado um novo escopo de atribuições para este profissional.
Um escopo mais amplo e estratégico.
Quais as características essenciais de um profissional moderno de Gestão de Master Data?
- Tecnologia
- É necessário uma compreensão básica dos principais sistemas utilizados por grandes companhias e quais são os protocolos de comunicação destes softwares. Entender a finalidade básica de um ERP, CRM, SCM e etc são aspectos imprescindíveis.
- Integração
- Possuir o ferramental básico para participar de reuniões técnicas e de negócios sobre interfaces entre os sistemas. Ter domínio na nomenclatura utilizada nas interfaces e carga de dados (ex: REST API). Conhecer o conceito de protocolos seguros, certificados e criptografia.
- Legislação
- Acompanhar toda a legislação, em especial a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
- Entender o básico de legislação tributária, em especial, NCM, Direito Fiscal e principais tributos que possam afetar os cadastros de clientes, fornecedores e materiais.
- Comunicação
- O Analista MDG precisa ser comunicativo, já que será o responsável por definir o fluxo do cadastro dentro da empresa. Precisará envolver diversas pessoas e engajá-las para que sigam o processo definido.
- É necessário possuir habilidades para demonstrar as vantagens de uma boa gestão de cadastros.
- Números
- Possuir habilidades para tabular, processar e consolidar os dados e demonstrar para a alta gestão da empresa.
- Identificar tendências, a partir dos cadastros.
- Fornecer insumos para a área de vendas e logística.
- Abertura
- Estar atento ao que acontece em sua volta. Participar de eventos, seminários e conversar com colegas e fornecedores sobre as últimas novidades na área de gestão de dados.
- Solicitar demonstrações de novas plataformas.
- Conhecer tecnologias de BIG DATA e IA.
- Observação.
- Acompanhar e validar o fluxo de dados com frequência identificando possíveis falhas de segurança. Garantir que as pessoas tenham acesso somente ao estritamente necessário para a boa execução do trabalho.
- Zelar pelos dados de clientes e fornecedores, em especial de pessoas físicas.
Ficou faltando alguma característica?
E você sugere mais algum ponto essencial para um Analista de Master Data?
0 Comentários