Glossário SAP: Cadastros de Materiais

O processo de suprimentos é o conjunto de atividades realizadas para adquirir os produtos e materiais necessários para a produção ou para atender às demandas dos clientes. Ele envolve a planejamento, aquisição, armazenagem e gerenciamento de estoques de materiais. Por isso, preparei um glossário sap.

O processo de suprimentos começa com o planejamento das necessidades de materiais da empresa, ou seja, determinar quais produtos e materiais serão necessários e em que quantidades. Isso é feito com base nas previsões de demanda dos clientes e nos planos de produção.

Uma vez que as necessidades de materiais foram determinadas, a próxima etapa é a aquisição dos produtos e materiais necessários. Aqui, a empresa tem duas opções: comprar os produtos diretamente do fornecedor ou fabricá-los internamente. Se a opção for por comprar os produtos do fornecedor, então será necessário estabelecer um contrato com o fornecedor e negociar os preços e prazos de entrega.

Após a aquisição dos produtos, é preciso armazená-los adequadamente até que sejam utilizados. Para isso, a empresa pode optar por alugar um espaço em um armazém ou construir seu próprio armazém. Além disso, é importante ter um sistema de gerenciamento de estoques para controlar as entradas e saídas dos produtos armazenados.

Por fim, quando os produtos são utilizados na produção ou vendidos para os clientes, é preciso fazer o controle dessas movimentações para garantir que todos os processos estão funcionando corretamente.

Confira agora nossa glossário SAP.

CADASTRO DE MATERIAIS

No SAP, a transação para a criação de um novo material (produto) é a MM01. Esta transação pode ser acessada nas versões com SAP GUI, mas também, tem o seu correspondente em FIORI (nova interface de acesso ao usuário da SAP).

No mercado brasileiro é mais comum empregarmos o termo “Produtos”, no SAP, você escutará mais a palavra “Material”. Então, se acostume com o termo “Cadastro de Materiais” ou “Material Master Data”.

O SAP é um sistema com forte conceito contábil, isto é, praticamente todas as transações afetam imediatamente a contabilização. Dito isso, você verá muitos atributos contábeis no cadastro de materiais. Você precisará se familiarizar com estas definições.

Segundo, a GS1, 52% das empresas já encontraram informações divergentes nos produtos entre o pedido de compra e a nota fiscal.

Além disso, 41% das empresas afirmam que já tiverem seus produtos recusados por erros em emissão de notas fiscais.

GLOSSÁRIO SAP: CADASTRO DE MATERIAIS

Neste glossário, para a maioria dos termos, colocamos as definições oficiais contidas no help online da SAP.

MRP:  permite o cálculo das necessidades presentes e futuras de materiais, seja para um processo produtivo ou para um processo de revenda de mercadorias.

Organizações de Venda: é uma unidade organizacional responsável pela venda de produtos ou serviços. A responsabilidade de uma organização de vendas pode incluir responsabilidade legal por produtos e reclamações do cliente.

Canal de Distribuição: é definido principalmente para classificar diferentes tipos de vendas em uma organização de vendas.

Setor de atividade: é uma das unidades organizacionais em Vendas e Distribuição, também é necessário para a classificação contábil da divisão para operações logísticas na contabilidade financeira.

Centro de lucro: é um item da estrutura contábil  que reflete uma estrutura orientada para a administração da organização para fins de controle interno.

Depósito: O local de armazenamento onde o estoque é fisicamente mantido dentro de um centro. Pode haver um ou mais depósitos em um centro.

Equipe de Vendas: Ao utilizar equipes de vendas, você pode designar diferentes áreas de responsabilidade em um escritório de vendas. Quando você gera a estatística de vendas, você pode utilizar a equipe de vendas como um dos critérios de seleção.

Escritório de vendas: é a unidade organizacional em uma área geográfica de uma organização de vendas. Um escritório de vendas estabelece contato entre a empresa e o mercado regional. Ele representa a localização física (por exemplo, uma filial) responsável pela venda de produtos ou serviços dentro de uma determinada área geográfica.

Grupo de Compradores:  Corresponde a um ou mais compradores de uma empresa. O SAP permite estratégias comerciais diferentes para cada grupo de compradores.

IDOC: é a abreviação para Intermediate Document, é um tipo de documento SAP destinado para a transferência de dados de negócios entre diversos sistemas.

Organização de Compras: Uma organização de compras referir-se a uma estrutura de compras, um conjunto de profissionais, responsáveis pela aquisição de materiais e serviços. Geralmente, uma empresa configura em seu SAP diversas organizações de compras. Sendo que cada organização de compras pode responder por produtos específicos, área de negócios ou área de atuação (espaço geográfico).

Registro INFO de Compras: é um instrumento fundamental para o Processo de Compras. No registro info são gravadas diversas informações, tais como: Preço da última Compra.

SAP WM:  fornece suporte flexível e automatizado para auxiliá-lo no processamento de todas as movimentações de itens e na atualização dos inventários de estoque em sua estrutura de armazenagem. Permite a gestão do estoque com recursos de endereçamento de mercadorias.

SKU: O termo Stock Keeping Unit, em português Unidade de Manutenção de Estoque está ligado à logística de armazém e designa os diferentes itens do estoque, estando normalmente associado a um código identificador.

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