Ao se realizar a aquisição de mercadorias/serviços, o sistema SAP ERP efetua o recebimento das mesmas, a contabilização e o rateio das mesmas.
O recebimento das mercadorias/serviços adquiridos é efetuado através da entrada de notas fiscais no sistema. Após a entrada da nota fiscal, o sistema gera automaticamente um documento de recebimento, que irá registrar todas as informações referentes à mercadoria/serviço adquirido, como valor, data da aquisição, fornecedor, etc.
A contabilização das mercadorias/serviços adquiridos é efetuada através do lançamento dos valores referentes às mesmas em contas específicas do plano de contas. Esses valores serão lançados na conta “Custos com Mercadorias/Serviços Adquiridos”, onde serão agrupados todos os custos referentes às mercadorias/serviços adquiridos pelo empreendimento.
Por fim, o rateio das mercadorias/serviços adquiridos é efetuado através da alocação dos custos referentes às mesmas para as diversas unidades de negócio que irão utilizá-las. Essa alocação pode ser feita manualmente ou automática pelo sistema, considerando critérios pré-estabelecidos pelo usuário.
CADASTRO DE MATERIAIS NO SAP
No SAP, a transação para a criação de um novo material (produto) é a MM01. Esta transação pode ser acessada nas versões com SAP GUI, mas também, tem o seu correspondente em FIORI (nova interface de acesso ao usuário da SAP).
O SAP é um sistema com forte conceito contábil, isto é, praticamente todas as transações afetam imediatamente a contabilização. Dito isso, você verá muitos atributos contábeis no cadastro de materiais.
O tipo do Material no SAP (campo MTART) é um dos principais pilares do cadastro de materiais, este campo pode determinar diversos comportamentos futuros do material, determinando quais campos serão obrigatórios, como o item pode ser comprado ou vendido e até mesmo o gerenciamento de estoque.
Os dados mestres de materiais são estruturados de forma hierárquica.
Determinados dados são válidos em todos os níveis organizacionais, enquanto outros dados são válidos apenas em certos níveis.
O QUE É A VISÃO DO MATERIAL NO SAP?
Uma vez que muitos departamentos na empresa utilizam o mesmo material, mas cada área utiliza diferentes informações, o cadastro do material pode também ser subdividido em departamentos a qual ele pertence ou é utilizado.
VISÃO DE CONTABILIDADE
A visão de contabilidade disponibiliza campos para apoiar no processo de gestão contábil dos materiais, permitindo visualizar o seu custo médio e total financeiro em estoque.
Nesta visão os dados podem ser gerenciados ao nível de centro.
Desta forma, é possível criar comportamentos diferentes de gestão contábil, de acordo com cada centro da empresa.
Veja mais sobre a visão e como o custo médio é calculado usando este artigo.
VISÃO DE CONTABILIDADE: CAMPOS ADICIONAIS.
Categoria de avaliação: Código que controla se os estoques do material são avaliados em conjunto ou separadamente.
Classe de avaliação: A classe de avaliação determina no SAP, quais contas do razão serão utilizadas em uma operação de estoque.
As classes de avaliação permitidas dependem do tipo de material.
Mais de uma classe de avaliação pode ser permitida para um tipo de material.
Controle de preço: Código para o controle de preço segundo o qual o estoque de um material é avaliado. Existem as seguintes opções:
- preço standard
- preço médio móvel
Preço Médio Móvel: O sistema determina automaticamente o preço médio móvel, dividindo o valor do material na conta do balanço pelo total de todos os estoques de depósito no centro em questão. Determina o preço a cada movimento relevante para a avaliação.
Preço Standard: Preço do material caso controlado por preço standard, ou seja, fixado.
Avaliação dos materiais do estoque usando o preço Standard, providencia que todas as movimentações de itens sejam avaliadas com um valor fixo durante um período maior de tempo.
As diferenças de preço resultante de entrada de itens ou de suas faturas são adicionadas em uma conta de diferenças de preço não afetando o preço standard.
Esse mecanismo é, geralmente, utilizado para: matéria-prima e Materiais semiacabados.
QUER APRENDER MAIS SOBRE O CADASTRO DE MATERIAIS NO SISTEMA SAP?
Confira o nosso e-book sobre gerenciamento do cadastro de materiais em sistemas SAP.
COMO RESOLVER MEUS PROBLEMAS COM CADASTROS DE PRODUTOS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL?
A padronização dos cadastros de clientes, fornecedores e materiais proporcionam um melhor controle de estoque, redução de uso de espaço físico e por consequência menor custo de estoque, além de contribuir para uma logística mais adequada e performática.
Um bom cadastro de produtos, além de proporcionar benefícios intangíveis como melhoria na governança, geração de insights de negócios e atender as regulamentações governamentais, também, pode reduzir os custos de sua empresa.
Em linhas gerais, o PDM permite que seu cadastro seja organizado de forma prática e coerente. O objetivo é criar descrições de produtos consistentes a partir de regras pré-estabelecidas.
A 4MDG é uma empresa especializada em padronização de produtos e pode ajudar a corrigir todo o seu cadastro. Faça seu orçamento sem compromisso mandando um e-mail para [email protected]
É isso! Bons negócios!
Quer aprender tudo sobre gestão de cadastros? Então, segue a gente no Instagram @dados_mestres.
O 4MDG automatiza toda sua central de cadastros. Faça a homologação segura de clientes e fornecedores. Acelere seu processo de vendas, compras e reduza seus custos. Utilize nossos recursos de padronização e acabe com os produtos duplicados de sua empresa.
Participe de um dos maiores grupos de especialistas em gerenciamento de cadastros. Compartilhe ideias, troque experiências, veja vagas de emprego e aprenda muito com os melhores Analistas de Cadastros (Master Data) do Brasil. Clique aqui para entrar em nosso grupo: https://www.linkedin.com/groups/12272684/
Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?
Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento
0 Comentários