No SAP, a transação para a criação de um novo material (produto) é a MM01. Esta transação pode ser acessada nas versões com SAP GUI, mas também, tem o seu correspondente em FIORI (nova interface de acesso ao usuário da SAP). Por isso, resolvi produzir esse artigo sobre visão de contabilidade.
O SAP é um sistema com forte conceito contábil, isto é, praticamente todas as transações afetam imediatamente a contabilização. Dito isso, você verá muitos atributos contábeis no cadastro de materiais. Você precisará se familiarizar com estas definições.
A visão de contabilidade disponibiliza campos para apoiar no processo de gestão contábil dos materiais, permitindo visualizar o seu custo médio e total financeiro em estoque.
Nesta visão os dados podem ser gerenciados ao nível de centro.
Desta forma, é possível criar comportamentos diferentes de gestão contábil, de acordo com cada centro da empresa.
Antes de avançar na visão de contabilidade é necessário entender como o SAP calcula o custo médio de um material.
CUSTO MÉDIO DE UM MATERIAL NO SISTEMA SAP ERP.
Para analistas que trabalham com suprimentos, produção, logística e fiscal pode ser um fator muito importante entender como um ERP realiza o cálculo do custo médio móvel (CMM).
Custo médio, também chamado de preço médio ponderado, é o resultado da divisão do saldo financeiro pelo físico.
Exemplo de cálculo no SAP ERP:
- O Preço Médio do material é 1,20 com 100 peças em estoque.
- Um pedido de compra é realizado solicitando 100 peças com preço unitário de 1,30.
- É feito a entrada física das 100 unidades.
- É processado a fatura com 100 peças e com o valor unitário de 1,24.
Ao final do processo teremos:
➢ 200 Unidades em Estoque.
➢ Estoque valorizado em 244. (120 + 124)
➢ Preço Médio de 1,22 no cadastro do material (244 / 200).
Veja, que o valor da fatura foi inferior ao que estava no pedido. O SAP registra essas variações com lançamentos contábeis.
CAMPOS DA VISÃO DE CONTABILIDADE DO CADASTRO DE MATERIAIS
Categoria de avaliação: Código que controla se os estoques do material são avaliados em conjunto ou separadamente.
Classe de avaliação: A classe de avaliação determina no SAP, quais contas do razão serão utilizadas em uma operação de estoque.
As classes de avaliação permitidas dependem do tipo de material.
Mais de uma classe de avaliação pode ser permitida para um tipo de material.
Controle de preço: Código para o controle de preço segundo o qual o estoque de um material é avaliado. Existem as seguintes opções:
➢ preço standard
➢ preço médio móvel
Preço Médio Móvel: O sistema determina automaticamente o preço médio móvel, dividindo o valor do material na conta do balanço pelo total de todos os estoques de depósito no centro em questão. Determina o preço a cada movimento relevante para a avaliação.
Preço Standard: Preço do material caso controlado por preço standard, ou seja, fixado.
Avaliação dos materiais do estoque usando o preço Standard, providencia que todas as movimentações de itens sejam avaliadas com um valor fixo durante um período maior de tempo.
As diferenças de preço resultante de entrada de itens ou de suas faturas são adicionadas em uma conta de diferenças de preço não afetando o preço standard.
Esse mecanismo é, geralmente, utilizado para: matéria-prima e materiais semiacabados.
Estoque Total: Total disponível no estoque, no nível do centro.
Valor Total: Valor de todos os estoques do material avaliado.
Preço Futuro: Preço, com o qual o material será avaliado a partir de um determinado período no futuro. O preço futuro vale a partir da data, entrada pelo usuário no respectivo campo (Início de validade).
Preço Anterior: Preço com o qual o material foi avaliado até à última modificação de preço.
No quadro Período/ano preced., são disponibilizados os dados de período e exercício anteriores.
QUER APRENDER MAIS SOBRE O CADASTRO DE MATERIAIS NO SISTEMA SAP?
Confira o nosso e-book sobre gerenciamento do cadastro de materiais em sistemas SAP.
COMO RESOLVER MEUS PROBLEMAS COM CADASTROS DE PRODUTOS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL?
A padronização dos cadastros de clientes, fornecedores e materiais proporcionam um melhor controle de estoque, redução de uso de espaço físico e por consequência menor custo de estoque, além de contribuir para uma logística mais adequada e performática.
Um bom cadastro de produtos, além de proporcionar benefícios intangíveis como melhoria na governança, geração de insights de negócios e atender as regulamentações governamentais, também, pode reduzir os custos de sua empresa.
Em linhas gerais, o PDM permite que seu cadastro seja organizado de forma prática e coerente. O objetivo é criar descrições de produtos consistentes a partir de regras pré-estabelecidas.
A 4MDG é uma empresa especializada em padronização de produtos e pode ajudar a corrigir todo o seu cadastro. Faça seu orçamento sem compromisso mandando um e-mail para [email protected]
É isso! Bons negócios!
Quer aprender tudo sobre gestão de cadastros? Então, segue a gente no Instagram @dados_mestres.
O 4MDG automatiza toda sua central de cadastros. Faça a homologação segura de clientes e fornecedores. Acelere seu processo de vendas, compras e reduza seus custos. Utilize nossos recursos de padronização e acabe com os produtos duplicados de sua empresa.
Participe de um dos maiores grupos de especialistas em gerenciamento de cadastros. Compartilhe ideias, troque experiências, veja vagas de emprego e aprenda muito com os melhores Analistas de Cadastros (Master Data) do Brasil. Clique aqui para entrar em nosso grupo: https://www.linkedin.com/groups/12272684/
Quer conhecer sobre o universo dos dados mestres?
Receba gratuitamente nosso e-book sobre MDM e entre em uma das carreiras mais quente do momento
0 Comentários