Custo médio móvel no SAP

Ao se realizar a aquisição de mercadorias/serviços, o sistema SAP ERP efetua o recebimento das mesmas, a contabilização e o rateio das mesmas.

O recebimento das mercadorias/serviços adquiridos é efetuado através da entrada de notas fiscais no sistema. Após a entrada da nota fiscal, o sistema gera automaticamente um documento de recebimento, que irá registrar todas as informações referentes à mercadoria/serviço adquirido, como valor, data da aquisição, fornecedor, etc.

A contabilização das mercadorias/serviços adquiridos é efetuada através do lançamento dos valores referentes às mesmas em contas específicas do plano de contas. Esses valores serão lançados na conta “Custos com Mercadorias/Serviços Adquiridos”, onde serão agrupados todos os custos referentes às mercadorias/serviços adquiridos pelo empreendimento.

Por fim, o rateio das mercadorias/serviços adquiridos é efetuado através da alocação dos custos referentes às mesmas para as diversas unidades de negócio que irão utilizá-las. Essa alocação pode ser feita manualmente ou automática pelo sistema, considerando, critérios pré-estabelecidos pelo usuário.

TERMOS TÉCNICOS DO MOVIMENTO DE ESTOQUE NO SAP.

Entenda alguns termos básicos usados na movimentação de estoque e sua contabilização.

  • GR/IR ou EM/EF = Conta Contábil Entrada de Mercadoria/Entrada Fatura.
  • A GR/IR (EM/EF) é utilizada para receber a informação contábil tanto da entrada física (MIGO) como da entrada fiscal (MIRO).
  • Vendor Account = Conta do Fornecedor.
  • Stock Account = Conta do Estoque.
  • MAP = Preço Médio Móvel associado ao Artigo por Centro.
  • Goods Receipt = Entrada Física de Mercadoria.
  • Invoice = Entrada Fiscal/Financeira.
  • Goods WithDrawal = Saída de Mercadoria.

CUSTO MÉDIO MÓVEL.

Para analistas que trabalham com suprimentos, produção, logística e fiscal pode ser um fator muito importante entender como um ERP realiza o cálculo do custo médio móvel (CMM).

Custo médio, também chamado de preço médio ponderado, é o resultado da divisão do saldo financeiro pelo físico.

Exemplo de cálculo no SAP ERP:

  1. Preço Médio do material é 1,20 com 100 peças em estoque.
  2. Um pedido de compra é realizado solicitando 100 peças com preço unitário de 1,30.
  3. É feito a entrada física das 100 unidades.
  4. É processado a fatura com 100 peças e com o valor unitário de 1,24.

Ao final do processo teremos:

  • 200 Unidades em Estoque.
  • Estoque valorizado em 244. (120 + 124)
  • Preço Médio de 1,22 no cadastro do material (244 / 200).

Veja, que o valor da fatura foi inferior ao que estava no pedido. O SAP registra essas variações com lançamentos contábeis.

Custo médio móvel

CONTABILIZAÇÃO DE MOVIMENTAÇÃO DE MERCADORIAS
COM ENTRADA E SAÍDA

  1. O Preço Médio do material é 1,20 com 100 peças em estoque.
  2. Um pedido de compra é realizado solicitando 100 peças com preço unitário de 1,30.
  3. É feito a entrada física das 100 unidades.
  4. É realizada a saída de 120 peças por 1,25
    1. ((1,20×100)+(1,3×100)) / 200
  5. É processado a fatura com 100 peças e com o valor unitário de 1,4.

Ao final do processo teremos:

  • 80 Unidades em Estoque.
  • Estoque valorizado em 108.
  • Preço Médio de 1,35 no cadastro do material.
Movimentação de Mercadorias

ESTOQUE NEGATIVO NO SAP.  

Conforme a SAP: Os estoques negativos são necessários se, por exemplo, as saídas de mercadorias forem registradas antes das entradas de mercadorias correspondentes, por motivos organizacionais e o material já estiver fisicamente localizado no armazém. 

Exemplo:

São entregues 1000 peças de material. Devido ao tempo insuficiente, a entrada de mercadorias ainda não foi inserida no sistema. 

  • Estoque físico: + 1000 peças. 
  • Estoque no Sistema: 0 peças. 

O material é usado de forma emergencial, e 100 peças são retiradas da loja. A saída das mercadorias é inserida no sistema de imediato. 

  • Estoque físico: + 900 peças. 
  • Estoque no sistema: – 100 peças. 

A entrada de mercadorias de 1000 peças é realizada no final do dia. 

  • Estoque físico: + 900 peças. 
  • Estoque no Sistema: + 900 peças.

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A padronização dos cadastros de clientes, fornecedores e materiais proporcionam um melhor controle de estoque, redução de uso de espaço físico e por consequência menor custo de estoque, além de contribuir para uma logística mais adequada e performática.

Um bom cadastro de produtos, além de proporcionar benefícios intangíveis como melhoria na governança, geração de insights de negócios e atender as regulamentações governamentais, também, pode reduzir os custos de sua empresa.

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